Prevenção

Rede Feminina de Jaraguá do Sul sorteia exames de mamografias

Ação é em razão do Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5 de fevereiro

5 FEV 2019 • POR • 06h00

Uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo, o câncer de mama é também a doença que mais mata as brasileiras. O tratamento só é eficaz se o câncer for descoberto no início e o exame que detecta o problema é a mamografia.

Para conscientizar a população sobre a importância do exame, foi criado, o Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5 de fevereiro.

A mamografia consegue com precisão apontar lesões em fase inicial, inclusive tumores ainda não palpáveis. O exame é indicado para mulheres a partir dos 40 anos de idade, ao menos uma vez por ano. Mulheres com histórico de câncer de mama ou ovário na família (mãe, irmã ou filha) devem começar a fazer mamografia ainda mais cedo, de acordo com orientação do médico.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se, para o Brasil, para o ano de 2019, a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. Para 2018/2019, são esperados aproximadamente 60.000 casos novos de câncer de mama no Brasil. Excluído o câncer de pele não melanoma, é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Para lembrar da importância do exame e conscientizar sobre o diagnóstico precoce, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul está sorteando, na sua página no Facebook, nesta terça-feira,  5 mamografias para mulheres residentes em Jaraguá do Sul, com idade entre 40 e 49 anos. 

CLIQUE AQUI E ACESSE A FANPAGE!

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!