Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul quer aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Ano passado o projeto foi aprovado junto ao Ministério da Agricultura e encaminhado à Brasília.

17 JAN 2019 • POR Janici Demetrio • 17h00

Jaraguá do Sul está entre os municípios catarinenses com interesse em aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI.

A informação é do secretário de Agricultura de Jaraguá do Sul, Daniel Peach, ressaltando, que o projeto iniciou em 2017. No ano passado o projeto foi aprovado em Florianópolis, junto ao Ministério da Agricultura, e encaminhado à Brasília.

Agora, o município aguarda a vistoria feita por técnicos do Ministério da Agricultura para a liberação da adesão ao SISBI. 

 

SISBI - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA já foram definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Também foram instituídos gestores estaduais para atuarem como técnicos de referência junto às Superintendências Federais de Agricultura (SFA), responsáveis pela divulgação e orientação aos serviços de inspeção interessados na adesão ao sistema.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!