GERAL

Brasileiros inscritos no Mais Médicos têm até esta quinta (10) para se apresentar

1.707 médicos brasileiros definiram seus postos de trabalho e devem comparecer aos locais até hoje.

10 JAN 2019 • POR Paula Felix • 13h30

O prazo para que profissionais brasileiros com registro no País se apresentem nos municípios onde pretendem trabalhar pelo programa Mais Médicos termina nesta quinta-feira, 10. Segundo o Ministério da Saúde, 1.707 médicos brasileiros definiram seus postos de trabalho e devem comparecer aos locais até hoje.

A pasta informou que os profissionais que desistirem devem comunicar à gestão municipal para que as vagas possam ser ofertadas para outros profissionais. O ministério estima que, inicialmente, serão oferecidas 842 vagas em 287 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Nos dias 23 e 24 de janeiro, profissionais brasileiros formados no exterior vão poder escolher vagas disponíveis. Depois, nos dias 30 e 31 de janeiro, médicos estrangeiros poderão entrar no sistema e selecionar um município com vagas abertas para trabalhar.

O edital de convocação para o Mais Médicos foi aberto quando Cuba deixou o programa após declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro sobre os médicos cubanos. O ministério informou que recebeu 10.205 inscrições de brasileiros e estrangeiros formados no exterior e sem registro no Brasil.

Seleção
O ministério lançou, desde novembro, editais para a substituição de 8.517 cubanos que atuavam em 2.824 municípios e 34 distritos sanitários especiais indígenas (DSEI).

Inicialmente, concorreram apenas médicos brasileiros com registro no país. Um novo edital, em andamento, seleciona também profissionais formados no exterior.

Revisão
O ministro da Saúde, o médico Luiz Henrique Mandetta, disse que pretende revisar o Mais Médicos e rebateu a afirmação de que faltam profissionais no Brasil.

Segundo ele, o país conta com aproximadamente 320 faculdades de medicina e 26 mil médicos graduados em 2018, com previsão de aumento desse contingente em 10% ao ano até chegar a 35 mil profissionais formados.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!