IPCA-15

Prévia aponta para variação negativa de 0,16% da inflação

Taxa é a menor para dezembro desde a implantação do Plano Real, em 1994

23 DEZ 2018 • POR Marquezan Araújo / Agência do Rádio • 09h32

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) - que é a prévia da inflação oficial do país - revela uma possível deflação de 0,16% em dezembro. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O registro de deflação acontece quando há uma redução, por exemplo, no preço de alimentos, além de outros produtos e serviços. Essa taxa foi a menor para o mês de dezembro desde o início do Plano Real, em 1994.

Segundo o Instituto, o IPCA-15 não registrava uma variação negativa da inflação desde julho do ano passado. Nesse período, a deflação ficou em 0,18%. Em novembro deste ano, o indicador ficou em 0,19%, no entanto, o índice final teve variação negativa de 0,21%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, quatro apresentaram deflação de novembro a dezembro de 2018: transportes, saúde e cuidados pessoais, habitação e comunicação.
Já em relação às altas, o destaque foi o grupo de alimentação e bebidas, com salto de 0,35%, que registrou o maior impacto positivo no índice do mês. Os outros grupos tiveram variação de 0,02% a 0,44%.

Os analistas trabalham com a projeção de queda de 3,71% para a inflação em 2018. A estimativa consta no último boletim Focus do Banco Central. A taxa aguardada pelo mercado continua abaixo da meta de inflação buscada pelo Banco Central, que é de 4,5%. Além disso, o índice permanece dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema, entre 3% e 6%.

No ano passado, a inflação oficial do país ficou em 2,95%, fechando pela primeira vez abaixo do piso da meta fixada pelo governo, que era de 3%.