SESI e SENAI

Corte nos recursos do Sistema S podem prejudicar o apoio a atletas do país

Uma das plataformas de patrocínio é por meio do Programa Atleta do Futuro, que promove formação e cultura esportiva, gratuitamente, para crianças e jovens de 6 a 17 anos.

22 DEZ 2018 • POR Camila Costa / Agência do Rádio • 16h25

Dona da melhor marca feminina do Brasil em Olimpíadas, a nadadora Joanna Maranhão ostenta 11 recordes brasileiros e sete recordes sul-americanos, tanto em piscinas curtas quanto longas. Hoje aposentada do esporte, a atleta lembra como foi para chegar até onde chegou. Com patrocínio do SESI, Joanna conseguiu o primeiro maiô de competição e as primeiras viagens internacionais.

Preocupada com o anúncio dos cortes nos recursos repassados pelo governo ao Sistema S, a ex-atleta pondera a importância dos serviços oferecidos pelas unidades do SESI e SENAI espalhadas pelo país.

“Sempre esteve presente na minha vida e, principalmente, quando sai da base para me tornar profissional, foi o apoio do SESI que foi crucial para isso. A sigla S é mais do que nunca uma resistência para a gente, Local que tem acesso a esporte, cultura, a arte, de qualidade e sem ser muito caro, acessível para a maioria da população. É a democratização do que é direito de cada cidadão e deveria ser promovido pelo estado.”

Segundo melhor atleta do país no Triathlon Paralímpico, Ivanildo Vasconcelos participou de seis paraolimpíadas com apoio e patrocínio do SESI. Conquistou cinco medalhas e decidiu contar toda essa história no livro Ivanildo Vasconcelos: Braçadas na vida. Ivanildo era criança, quando foi acometido por uma paralisia infantil.

Toda a vida dele foi construída por meio do apoio do SESI e SENAI, como lembra Ivanildo.

“Também estudei nas unidades do SESI, onde tive condições de concluir os estudos e, hoje, sou concursado, funcionário público federal. Agradeço o SESI de coração, um sistema que funciona, tenho orgulho de dizer que faço parte e tive apoio e visto a camisa com muito amor.”

Uma das plataformas de patrocínio é por meio do Programa Atleta do Futuro. Que promove formação e cultura esportiva, gratuitamente, para crianças e jovens de 6 a 17 anos.

A proposta é contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade, que alinha o esporte ao desenvolvimento integral dos participantes. Só em São Paulo, o programa atendeu em 2017 aproximadamente 100 mil alunos em 187 municípios, com mais de 25 modalidades.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!