Schroeder

CONTRATOS EM BRANCO: Procon de Schroeder orienta os consumidores sobre o assunto

O que parece ser uma boa oportunidade, pode ser uma armadilha.

20 DEZ 2018 • POR • 10h59

Você assinaria um contrato em branco? Provavelmente, sua resposta é não. Mas na prática, nem sempre é isso que acontece, em especial, nesta época do ano onde o número de empréstimos e financiamentos é maior, afinal, todos querem terminar o ano com as “contas em dia”. O que parece ser uma boa oportunidade, pode ser uma armadilha. “Muitas vezes o cliente assina o contrato em branco, sem saber as informações de taxa de juros, valor e quantidade de parcelas, e o valor total do empréstimo ou do financiamento. Outra questão é em relação à segunda via de contratos, na maioria dos casos, as empresas não fornecem a via do cliente, que precisa recorrer ao PROCON, comenta a coordenadora do Procon de Schroeder, Nadiete Marcílio.

Tema de diversas reclamações no Procon de Schroeder, os “contratos assinados em branco”, ainda são uma prática comum. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é obrigação do fornecedor dar informações claras ao consumidor para que não existam dúvidas na hora da assinatura do contrato. “Vale reforçar a importância de fazer uma leitura prévia do documento que será assinado, tirar todas as dúvidas e se necessário, procurar auxílio de outros profissionais para esclarecer. O consumidor deve ser informado sobre todas as cláusulas, condições de pagamento e taxas de juros, para que não haja nenhuma surpresa no meio do caminho. É importante sempre solicitar uma cópia do contrato ou do documento assinado”, complementa Nadiete.

Para entrar em contato com o PROCON de Schroeder, ligue (47) 3374-6540.

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