Descuido

Lixeiras substituídas acumulam água em terreno baldio

Moradores próximos ao local estão questionando o acondicionamento irregular dessas lixeiras a céu aberto

17 DEZ 2018 • POR • 09h41

Os moradores de Jaraguá do Sul já perceberam que as lixeiras da cidade estão sendo substituídas. As antigas feitas de metal, instaladas no governo da Cecília Konell, estão sendo trocadas por outras de plástico.

O problema é que as lixeiras antigas estão sendo depositadas em um terreno baldio, ao lado da Rua Marina Frutuoso, no Centro. Moradores próximos ao local estão questionando o acondicionamento dessas lixeiras a céu aberto, na qual muitas delas estão acumulando água. 

Em tempos de campanha para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, qualquer cuidado é pouco. Em contato com a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), ainda hoje será feito o recolhimento das lixeiras.

O secretário de Urbanismo Eduardo Bertoldi, respondeu que esse local é o pátio da empresa que venceu a licitação e está instalando as novas lixeiras. "A empresa esperou acumular um pouco para levar todos os itens para o pátio de obras", comentou. Segundo Bertoldi, deverá ser feito um leilão das lixeiras antigas pois até o momento todas estão sem condições de recuperação, mas aquelas que estiverem em bom estado deverão ser reutilizadas.

Atualização (13h30)

Depois da repercussão a respeito das lixeiras depositadas em um terreno baldio na rua Marina Frutuoso no Centro de Jaraguá, o dono da empresa responsável pela troca das lixeiras procurou o jornalismo da Rádio Jaraguá.

Identificado apenas como Adilson, ele disse que as lixeiras começaram a ser retiradas na quinta-feira (13) e desde então, foram acondicionadas no terreno que é de propriedade da empresa, para depois serem levadas para a secretaria de obras. Comentou também que é responsabilidade da prefeitura fazer a limpeza do local e a destinação do material recolhido. E pediu um pouco de paciência à população, “pois são mais de mil lixeiras que serão trocadas, e cerca de 300 foram substituídas até o início da tarde desta segunda-feira (17)”. 

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!