Impasse

Moradores prometem fazer manifestação em protesto contra fechamento de creche no Boa Vista

Também está prevista uma reunião com os moradores da localidade e o Ministério Público, no sábado (8) às 9h, no galpão da Comunidade São Benedito.

7 DEZ 2018 • POR Gustavo Woerner • 10h11

Depois da Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul anunciar o fechamento do Centro Municipal de Educação Infantil do bairro Boa Vista, CMEI Rodolfo Hufenuessler, nesta terça-feira (3), as discussões sobre o caso continuam.

Contrários ao fechamento, moradores do bairro Boa Vista organizam para o próximo domingo (9) um manifesto na rua Domingos Rosa. A mobilização deve iniciar às 8h30.

Além da manifestação, o Ministério Público de Jaraguá do Sul também foi procurado para se posicionar a respeito da decisão da Prefeitura de Jaraguá do Sul de fechar o Centro Municipal de Educação Infantil Rodolfo Hufenuessler, no bairro Boa Vista.

O encaminhamento foi feito pelo advogado Cesar Aguiar, que integra a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB regional. Aguiar entende que o fechamento Do Centro de Educação Infantil vai agravar a situação que já é preocupante em relação a falta de vagas nas creches do município.

A comissão da OAB considera inclusive a possibilidade de reverter a decisão, se ficar comprovado que existe a possibilidade de ampliar aquela unidade, proporcionando a inclusão de mais crianças matriculadas.

Decisão Tomada

Segundo o Secretário de Educação, Rogério Jung, a decisão já está tomada sobre o fechamento do CMEI. “Todos os funcionários já foram realocados para 2019; Todas as famílias que lá possuíam seus filhos matriculados já escolheram as novas unidades para o próximo ano; Todos estão matriculados; Todos estão sendo atendidos da melhor forma possível. Muitos pais estão felizes que até conseguiram matricular os seus filhos mais próximos do seu trabalho”, garante.

Rogério comenta que na unidade tem um total de 15 funcionários para somente 21 crianças. “Tem unidades em Jaraguá com 19 funcionários que atendem mais de 100 crianças. Por causa dessa desproporcionalidade de atendimento que tomamos essa decisão”.

O secretário ainda informa que o custo por criança médio em Jaraguá do Sul nas unidades municipais é de R$ 1,2 mil. NO CMEI do Boa Vista é R$ 2 mil.

Vereadores também se posicionam

Vereadores da Câmara de Jaraguá do Sul também informaram seu posicionamento sobre o assunto. Em reunião ordinária nesta quinta-feira (6), convidaram a comunidade, lideranças e órgãos de imprensa de Jaraguá do Sul para acompanhar a reunião com os moradores do Morro Boa Vista e o Ministério Público, no sábado (8) às 9h, no galpão da Comunidade São Benedito.

Para Celestino Klinkoski (PP), a população do Morro Boa Vista é constituída por muita gente de baixa renda e que vai ter muitas dificuldades para levar seus filhos para as creches de bairros vizinhos. Segundo Arlindo Rincos (PSD), atualmente o Centro atende a 34 crianças e que precisam do atendimento para que seus pais possam trabalhar.

Jackson Ávila (MDB) e Isair Moser (PSDB) também se posicionaram contra o fechamento do CMEI e advertiram que a própria Secretaria da Educação está se contradizendo nos números apresentados.

Jaime Negherbon (MDB) pediu ao líder de governo que conversasse com o secretário da Educação Rogério Jung para que a decisão possa ser revertida. Ele lembra que o município tem um déficit muito grande de vagas em creches e que fechar um CMEI só faz aumentar a fila.

O líder de governo Pedro Garcia (MDB) salientou que o secretário é bastante sensível aos pedidos da comunidade e que, se os moradores mostrarem mesmo a necessidade de continuidade nos trabalhos do Centro, ele pode voltar atrás na decisão.