Futebol

Cinco times para duas vagas: veja as chances de rebaixamento e do que cada equipe precisa

27 NOV 2018 • POR Globoesporte • 08h35

Com dois times já rebaixados - Paraná e Vitória -, o Campeonato Brasileiro chegará em sua rodada final com cinco ameaçados para duas vagas no Z-4. Sport, América-MG, Chapecoense, Vasco e Fluminense jogam pela permanência na Série A no próximo domingo. O Ceará está livre do risco de queda.

A equipe pernambucana, que empatou com o São Paulo por 0 a 0 no Morumbi, chegou a 67% de chance de ser rebaixada, de acordo com os cálculos de Tristão Garcia. O América-MG, mesmo com um ponto a mais, tem 77%. O Fluminense, melhor colocado entre os ameaçados, tem apenas 5%.

Fluminense, Vasco, Chapecoense e América-MG dependem apenas de suas forças. O Sport precisa vencer para ter chance. Veja os jogos da 38ª rodada:

Chapecoense x São Paulo - Arena Condá Fluminense x América-MG - local a definir Ceará x Vasco - Castelão Sport x Santos - Ilha do Retiro

 

Veja o que cada time precisa fazer para evitar a queda:

 

FLUMINENSE
Garante a permanência com vitória ou empate. Caso perca, terá que torcer para que o Vasco perca ou que a Chapecoense não vença.

 

VASCO
Garante a permanência com vitória ou empate. Caso perca, terá que torcer para que dois dos três concorrentes abaixo na classificação (Chape, América e Sport) não vençam.

 

CHAPECOENSE
Garante a permanência com vitória. Caso empate, terá que torcer para que América-MG e Sport não vençam. Se perder, entra no Z4 com um simples empate do América-MG ou vitória do Sport.

 

AMÉRICA-MG
Garante a permanência com vitória no confronto direto com o Fluminense. Se empatar, precisa torcer para que a Chapecoense perca e o Sport não vença. Se perder, será rebaixado.

 

SPORT
Só se salva em caso de vitória e tropeço de dois concorrentes acima, com as seguintes condições:

- Vasco perca e Chapecoense não vença

- Vasco perca e América-MG não vença

- Chapecoense e América-MG não vençam

 

obs.: o Sport pode alcançar o Fluminense em pontos e número de vitórias, caso vença e a equipe carioca perca. Porém, o saldo a ser tirado no momento é de oito gols.