Postos de Jaraguá iniciam hoje novo tipo de atendimento
Outra novidade que vai se estabelecer na medida em que os protocolos sejam implantados é a demanda espontânea, em que o paciente não precisa mais ligar para o posto para marcar a primeira consulta.
5 NOV 2018 • POR • 13h30A Secretaria de Saúde inicia nesta semana um período de adaptação aos quatro protocolos de enfermagem que estão sendo implantados nas unidades de saúde. Os nomes dos protocolos são Hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares; Infecções Sexualmente Transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse em saúde coletiva (Dengue/Tuberculose); Saúde da Mulher - Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto. Apesar dos termos técnicos, esses protocolos têm uma função simples: a de facilitar e agilizar o atendimento integral ao paciente que procura o posto de saúde.
O secretário de Saúde, Dalton Fernando Fischer, explica que o atendimento funciona da seguinte forma: o paciente primeiro passa por uma triagem e depois é consultado por um profissional da enfermagem. Se na consulta for diagnosticado algo que o enfermeiro pode tratar, orientar ou medicar, o paciente não precisa mais passar pelo médico, sendo que todo o tratamento seguirá o protocolo elaborado pelo Conselho Federal de Enfermagem (CFE). Outra novidade que vai se estabelecer na medida em que os protocolos sejam implantados é a demanda espontânea, em que o paciente não precisa mais ligar para o posto para marcar a primeira consulta. Basta comparecer. No mesmo dia em que for à unidade, será atendido na consulta de enfermagem. Acredita-se que o novo sistema de atendimento estará 100% funcionando no início do ano que vem.
Na manhã desta segunda-feira (5), a diarista Helena Maria Pinter Marchi foi até o posto de saúde do Rio Molha para renovar a receita de remédio para a pressão alta. A enfermeira da unidade, Cristiane Beatriz Piva, avaliou o quadro da paciente, averiguou que não havia nenhuma queixa de sintomas e só não renovou a receita porque ainda não passou pelos três treinamentos necessários para iniciar os protocolos. A paciente foi encaminhada ao médico da unidade no mesmo dia. Se já tivesse passado por todos os treinamentos, poderia ter renovado a receita de dona Helena, explica a enfermeira. O procedimento anterior não permitia renovação de receita.