Saúde

Postos de Jaraguá iniciam hoje novo tipo de atendimento

Outra novidade que vai se estabelecer na medida em que os protocolos sejam implantados é a demanda espontânea, em que o paciente não precisa mais ligar para o posto para marcar a primeira consulta.

5 NOV 2018 • POR • 13h30

A Secretaria de Saúde inicia nesta semana um período de adaptação aos quatro protocolos de enfermagem que estão sendo implantados nas unidades de saúde. Os nomes dos protocolos são Hipertensão, diabetes e outros fatores associados a doenças cardiovasculares; Infecções Sexualmente Transmissíveis e outras doenças transmissíveis de interesse em saúde coletiva (Dengue/Tuberculose); Saúde da Mulher - Acolhimento às demandas da mulher nos diferentes ciclos de vida; Atenção à demanda espontânea de cuidados no adulto. Apesar dos termos técnicos, esses protocolos têm uma função simples: a de facilitar e agilizar o atendimento integral ao paciente que procura o posto de saúde.

O secretário de Saúde, Dalton Fernando Fischer, explica que o atendimento funciona da seguinte forma: o paciente primeiro passa por uma triagem e depois é consultado por um profissional da enfermagem. Se na consulta for diagnosticado algo que o enfermeiro pode tratar, orientar ou medicar, o paciente não precisa mais passar pelo médico, sendo que todo o tratamento seguirá o protocolo elaborado pelo Conselho Federal de Enfermagem (CFE). Outra novidade que vai se estabelecer na medida em que os protocolos sejam implantados é a demanda espontânea, em que o paciente não precisa mais ligar para o posto para marcar a primeira consulta. Basta comparecer. No mesmo dia em que for à unidade, será atendido na consulta de enfermagem. Acredita-se que o novo sistema de atendimento estará 100% funcionando no início do ano que vem.

Na manhã desta segunda-feira (5), a diarista Helena Maria Pinter Marchi foi até o posto de saúde do Rio Molha para renovar a receita de remédio para a pressão alta. A enfermeira da unidade, Cristiane Beatriz Piva, avaliou o quadro da paciente, averiguou que não havia nenhuma queixa de sintomas e só não renovou a receita porque ainda não passou pelos três treinamentos necessários para iniciar os protocolos. A paciente foi encaminhada ao médico da unidade no mesmo dia. Se já tivesse passado por todos os treinamentos, poderia ter renovado a receita de dona Helena, explica a enfermeira. O procedimento anterior não permitia renovação de receita.