Ponte do Rau

Moradores pedem mais segurança na Ponte do Rau

5 OUT 2018 • POR • 13h10

Está em estudo a construção de uma rotatória na entrada da ponte Desembargador Mário Rau, ligando os bairros Rau e Amizade. O acesso pela rua Roberto Ziemann é muito perigoso e a cobrança por uma providência é constante.

Inclusive um abaixo assinado com mais de mil assinaturas, pede uma solução para o problema. O movimento sugere a construção de uma rotatória ou mesmo a instalação de um semáforo. Na manhã desta sexta-feira (5), outras pessoas se juntaram ao movimento, preenchendo o documento que está a disposição no Posto Rudnick, no bairro Amizade. O vereador Ronaldo José de Souza (Magal), juntamente com a associação de moradores do Amizade, estão a frente do movimento, colhendo as assinaturas. "O local é perigoso e precisa de providência urgente", explica Magal.

O diretor de trânsito da prefeitura, Írio Riegel, disse que já está pronto o projeto que contempla a construção de uma rotatória e está em curso a negociação com os proprietários dos terrenos que serão desapropriados. Mas não foi possível evitar a judicialização do processo, e pelo menos uma das desapropriações dependerá de decisão judicial. Írio argumenta que o desvio da ciclofaixa já foi uma medida pensando na segurança. "Sabemos do perigo no local", disse. No entanto, a instalação de uma semáforo está descartada. Pois além de ser um equipamento caro e depender de estudo técnico, não pode ser utilizada como medida provisória, uma vez que já existe um estudo para construir a rotatória. "Poderia configurar improbidade administrativa", diz. Ele usa uma metáfora para explicar o tempo que falta para tudo se resolver. "Se formos comparar a uma gestação, estamos no oitavo mês".