Corupá

Corupá entra no roteiro dos passeios de Maria Fumaça

2 OUT 2018 • POR • 11h57

No domingo passado (30), Corupá realizou o passeio inaugural com a presença de autoridades da região e pessoas ligadas ao trade turístico de Santa Catarina e entrou oficialmente para o roteiro do passeio que antes ocorria mensalmente somente nas duas cidades do Serra. A inauguração da nova rota do passeio contou com um evento de boas-vindas dos convidados e com o prefeito de Corupá João Carlos Gottardi quebrando uma garrafa de champanhe como forma de marcar o momento muito significativo para o município que depois de cerca de 25 anos passa a ser roteiro mensal novamente de trem de turismo.

“Corupá dá mais um grande passo para fortalecer ainda mais o turismo em nosso município e região com os passeios de trem que passam a ser oferecidos mensalmente. Estamos aproveitando o potencial turístico único e diferenciado que temos nesta região para nos projetarmos como rota turística para visitantes de todo o Brasil. O turismo é uma atividade econômica que pode trazer muito retorno para população de nosso município e da região”, comenta o prefeito.

No passeio inaugural do domingo passado estiveram presentes cerca de 200 pessoas entre prefeitos de cidades da região, secretários e coordenadores municipais de turismo e representantes de agências de turismo e que tiveram a oportunidade de conhecer e roteio de Maria Fumaça e que serão também grandes propagadores deste produto turístico integrado oferecido por Corupá, São Bento e Rio Negrinho. Além da saída do trem de Corupá, em São Bento do Sul, também ocorreu a inauguração da reforma e melhoria da estação ferroviária do bairro Serra Alta, batizada de Centro Turístico Cultural Ferroviário Osmar Anton Mallon, e do Museu da Música Maestro Pedro Machado de Bitencourt que conta com um acervo de materiais ligados à história musical de São Bento, como instrumentos, quadros, fotos, partituras, discos, toca-discos e acessórios.

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Corupá Juliano Millnitz comenta que a inclusão de Corupá no roteiro dos passeios de trem da Serra do Mar também chamado de “Trem das Cachoeiras” só foi possível graças à mobilização do poder público em parceria com o trade turístico de Corupá e região como uma opção a mais de turismo oferecida pelas cidades que integram o Consórcio Quiriri (Corupá, São Bento, Campo Alegre e Rio Negrinho) e a confiança e apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), do Centro de Memória Ferroviária e a empresa Rumo (concessionária da ferrovia).  “Com este passeio de trem, pretendemos atrair no fim de semana do evento, cerca de mil pessoas para nossa cidade e região, entre turistas e pessoas que virão ao município para conhecer a Maria Fumaça. Para isso, o roteiro foi programado de uma maneira que o turista possa vir para passear de trem e também pernoitar em nossa cidade e fazer um tour afim de conhecer todos os atrativos que oferecemos”, completa Juliano.

Passeio pela Serra do Mar

A locomotiva a vapor usada para o passeio entre Corupá e Rio Negrinho é a Mikado 760, de fabricação da Badlwin e ano 1945. Muito bem conservada e com seus vagões remetendo a decoração da década de 1940, a charmosa Maria Fumaça faz literalmente o passageiro viajar no tempo.

O passeio de Maria Fumaça percorre cerca de 60 quilômetros com opções de saída de Corupá ou de Rio Negrinho e duração da viagem de trem de até 6 horas, contando com as paradas. Após o trajeto de trem, o retorno dos passageiros para o local de embarque é feito de ônibus. O ponto alto do passeio é quando o trem atinge o meio da Serra do Mar e que os passageiros podem avistar cachoeiras, rios, vegetação nativa e passar por túneis, viadutos e pontes.

O trem segue pela ferrovia em meio à mata atlântica e corta também estradas do interior passando por bairros e o centro das três cidades chegando até uma altitude de até mais de 800 metros. O roteiro da viagem prevê paradas para almoço típico polonês e até café colonial, incluindo apresentações artísticas e opções de esporte e lazer.

O diretor administrativo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) Ralf Ilg, explica que o passeio de trem entre São Bento e Rio Negrinho está consolidado desde 1995 e antes ocorria em Corupá somente em ocasiões especiais. Agora, segundo Ralf, os turistas terão um roteiro diferenciado com um trajeto ampliado e com ainda mais atrações para aproveitar com Corupá na rota mensal dos passeios de Maria Fumaça.

Pacotes já estão sendo comercializados

As duas primeiras viagens de Maria Fumaça para turistas e moradores da região ocorrem nos dias 13 e 14 de outubro. Sendo que no sábado (13) o passeio de trem sai de Rio Negrinho de manhã passa por São Bento do Sul com parada para almoço típico e chegada em Corupá à tarde. No domingo (14), a locomotiva sai de Corupá e segue para Rio Negrinho e também oferece opções de alimentação e passeio.

Os valores variam de R$ 159,00 a R$ 223,00 por pessoas, sendo que mais detalhes sobre o que oferece cada pacote podem ser consultados com os credenciados para comercialização. Em Corupá, os pacotes podem ser adquiridos na Destino Agência de Viagens & Hostel, por meio do telefone (47) 99924-4064 ou pelo site da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) http://www.abpf.com.br/trens-da-abpf/#Santa_Catarina