novas lixeiras

Prefeitura apresenta projetos de lixeiras e placas de sinalização urbana

27 AGO 2018 • POR • 14h53

Na oportunidade, os vereadores conheceram o novo modelo das lixeiras que serão instaladas em ruas, praças, pontos de ônibus e espaços públicos.

Segundo Bertoldi “serão adquiridas 1.100 lixeiras, a empresa vencedora da licitação terá o prazo de 60 dias para a instalação. As lixeiras serão de polipropileno e terão proteção anti-UV e a base/haste será de tubo de aço, pintura a pó, eletrostática, no cor preta fosco. A aquisição das referidas lixeiras se fazem necessárias, mantendo assim, a cidade limpa e organizada”.

O segundo projeto que foi apresentado e que será enviado para apreciação dos vereadores, objetiva a troca de placas de logradouros, semi pórticos e defensas existentes no Município. O secretário apresentou a situação atual destes equipamentos que estão danificados e aproveitou para apresentar o projeto dos novos modelos.

Hoje há 5.750 placas de logradouros no Município, o objetivo é a substituição de 100% destas placas. Com relação ao semi próticos são 240 de trânsito e 181 de turismo, o objetivo é realizar a substituição de todos os semi próticos danificados do Município. Já algumas novas defensas já começaram a serem instaladas em algumas ruas da cidade e será autorizada a exploração econômica de publicidade pela iniciativa privada.

O secretário Eduardo Bertoldi explicou que este projeto inclui placas de logradouros, semi próticos e defensas e ressalta que o Município não terá nenhum ônus. A empresa que vencer a licitação terá a autorização para a exploração econômica de publicidade e deverá fornecer, instalar e realizar a manutenção  destes equipamentos.

Após discorrer sobre os dois referidos projetos, o secretário aproveitou para apresentar outras ações que o Executivo está realizando através da Secretaria de Planejamento e Urbanismo no Município, como a substituição de lâmpadas de mercúrio e vapor de sódio por luminárias de LED, que além de proporcionar maior segurança aos munícipes e maior visibilidade, também economizam energia e embelezam a cidade. Serão instaladas 4.500 luminárias de LED em todo Município, sendo que a primeira etapa está sendo concluída e serão instaladas 2.073 luminárias, atendendo 46 ruas.

Outra ação apresentada foi o investimento na revitalização das praças localizadas na Rua Presidente Epitácio Pessoa, na Rua Gumercindo (próximo a Caixa Econômica Federal), na praça do Expedicionário (próximo ao terminal) e na praça do Centro Histórico.

O secretário também discorreu sobre o novo pátio de veículos localizado em Nereu Ramos, que já está operando há 290 dias. Segundo Bertoldi “neste período já foram aprendidos 1.948 veículos, destes 1.657 foram liberados e 291 retidos”.

O próximo assunto foi referente a fiscalização de antenas de rádio base e de telefonia, onde 32 encontravam-se irregulares. Outra ação desenvolvida pela secretaria foi em parceria com a Celesc, referente ao cabeamento de empresas de telefonia, onde foram aplicados mais de R$ 100mil em multas. Alguns cabeamentos encontravam-se soltos ou emaranhados.

Na sequência, o secretário explanou sobre a atualização do mapa urbano do Município, que teve a inserção de 70 novas denominações de ruas, 68 novas ruas, 28 novas estradas municipais (JGS), 21 novas denominações de servidões, sete novas denominações de JGS e cinco novas servidões.

Outros trabalhos realizados são a agilidade na emissão de alvarás, na abertura de empresas e na análise de processos, dentre outras ações que vem sendo realizadas pela secretaria.

Após a apresentação, os vereadores aproveitaram para sanar dúvidas e elogiaram o secretário pelos trabalhos realizadas frente a Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

Resumo dos assuntos tratados:

Projeto de novas lixeiras;

Projeto de  troca de placas de logradouros, semi pórticos e defensas;

Substituição de luminárias de LED;

Revitalização das praças;

Pátio de Veículos;

Fiscalização de antenas de rádio base e telefonia;

Cabeamento de empresas de telefonia em parceria com a Celesc;

Mapa Urbano;

Agilidade na emissão de alvarás, na abertura de empresas e na análise de processos.