Raimundo Colombo

Raimundo Colombo repassa R$ 4,5 milhões à Associação dos Bombeiros Voluntários de SC

11 ABR 2017 • POR • 18h31

O governador Raimundo Colombo repassou na manhã desta terça-feira, 11, em Joinville, R$ 4,5 milhões para a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (Abvesc). Os recursos do governo estadual são destinados à manutenção e compra de equipamentos. O ato foi realizado no novo quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários, com a presença dos secretários de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro; da Comunicação, João Evaristo Debiasi, e da Agência Regional de Joinville, Simone Schramm.

“A entidade trabalha com muitas dificuldades e, mesmo assim, atende vários municípios e presta um serviço de grande relevância, com um custo muito menor. Então a gente tem que ajudar e dar esse apoio para que os bombeiros voluntários continuem se aperfeiçoando, comprando novos equipamentos e se superando para enfrentar os desafios da sua missão”, destacou o governador.

A entidade engloba 31 corporações de Santa Catarina, e cada município recebe valor proporcional à população. Os Bombeiros Voluntários são sociedades civis autônomas, de direito privado, com certificado de entidade filantrópica, que sobrevivem de contribuições e doações da comunidade em geral e pessoas jurídicas. Conquistaram institucionalmente o direito de receber, sistematicamente, uma subvenção financeira do Governo Estadual desde 1991.

“Somente aqui em Joinville temos 35 mil contribuintes que pagam valores pequenos pela conta de luz, que é a nossa principal fonte de receita. Mas esses recursos nunca são suficientes. Todo ano, complementamos a receita com recursos transferidos do Estado. Dessa vez, foi o convênio de valor mais expressivo na história da Abvesc”, contou o diretor-presidente da associação, Moacir Thomazi.

A Abvesc foi fundada em 1994, quando existiam apenas 11 corporações voluntárias no Estado, atuando com integrantes civis, com qualificação e treinamento para poder prestar o serviço. Atualmente, são 3,7 mil pessoas que prestam serviço, sob regime de voluntariado, para a execução de serviços de combate a incêndios, busca e salvamento, prestação de socorros em caso de emergências, desabamentos, inundações, catástrofes e calamidades públicas.