plenária ACIJS-APEVI

Indústria 4.0 e gestão corporativa na pauta da plenária ACIJS-APEVI

20 MAR 2017 • POR • 13h19

O conceito Indústria 4.0, seus princípios, principais tecnologias e resultados esperados, potenciais aplicações, oportunidades e desafios à sua implantação e ao desenvolvimento de produtos é tema de palestra do engenheiro-eletricista Sebastião Lauro Nau, mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, gerente de Pesquisa & Inovação Tecnológica da WEG Motores e diretor da ANPEI – Associação Nacional de P&D das Empresas Inovadoras, entre outras qualificações profissionais e acadêmicas. A palestra é um dos itens da agenda da plenária semanal da ACIJS e APEVI nesta segunda-feira (20).

A Indústria 4.0 ou "Quarta Revolução Industrial", é um termo que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de sistemas ciber-físicos, Internet das coisas e computação em nuvem. Trata-se ainda muito mais de um conceito do que uma realidade, mas está sendo motivada por três grandes mudanças no mundo industrial produtivo: avanço exponencial da capacidade dos computadores, imensa quantidade de informação digitalizada e novas estratégias de inovação (pessoas, pesquisa e tecnologia). Para os especialistas, resulta de uma evolução dos sistemas produtivos industriais, englobando benefícios para a indústria como a redução de custos, economia de energia, aumento da segurança, conservação ambiental, redução de erros, fim do desperdício, transparência nos negócios, aumento da qualidade de vida, personalização e escala sem precedentes.

 Outro assunto da plenária é a apresentação da ExpoGestão 2017 - evento que reunirá de 9 a 11 de maio, em Joinville, uma programação com Feira, Exposição e Workshops sobre gestão corporativa. O tema será apresentado por Omar Ghanem, presidente da ExpoGestão, e Alonso José Torres, diretor da Ópera Eventos Corporativos, empresa realizadora do evento. Já consolidada como um dos mais importantes encontros corporativos do Brasil, a ExpoGestão oferece aos participantes da Expogestão uma programação multidisciplinar, com experiências e ensinamentos para aprimorar suas habilidades, se atualizar com boas práticas, para que possam se fortalecer e se adaptar para prosperar nestes tempos de mudanças constantes. O evento reunirá nomes expressivos do Brasil e do exterior como palestrantes convidados.

Complementando a agenda, será apresentada a programação de atividades do Abril Azul da AMA - Associação de Amigos de Autistas, pelo empresário Célio Bayer, membro da entidade.

A plenária é realizada no Centro Empresarial, as 18h, e é aberta a empresários, profissionais, estudantes e comunidade em geral.