Hospital Jaraguá

Inaugurado em Jaraguá o Centro de Medicina Nuclear

10 MAR 2017 • POR • 00h16

Jaraguá do Sul deu um passo importante na noite desta quinta-feira, 9, com a inauguração do Centro de Medicina Nuclear. Utilizada em múltiplas especialidades, a medicina nuclear colabora com o diagnóstico de doenças cardíacas, pulmonares, cerebrais, oncológicas ortopédicas, renais, endócrinas e do sistema digestivo. Conforme a médica nuclear, Mônica Soares Stacheski, responsável pelo setor juntamente com a também especialista Caroline Müller Mayer, esclarece que a principal vantagem da cintilografia em relação a outros tipos de exames, são a precisão e a rapidez no diagnóstico de alguma doença. "A cintilografia identifica uma infecção óssea nas primeiras 12 horas, e num exame de Raio"X", a mesma infecção só apareceria em uma semana", explica. "O diagnóstico precoce muda a história de um paciente", completou.

Além da aplicação diagnóstica, a medicina nuclear possui finalidade terapêutica. Usada por exemplo em casos de hipertireoidismo, câncer de tireoide, alguns tumores endócrinos e no tratamento paliativo da dor óssea.

A previsão é que os primeiros atendimentos sejam feitos até o final deste mês de março. Parcerias através de convênios, incluindo o SUS (Sistema Único de Saúde), estão sendo negociados, segundo a gerente do Centro de Imagem, Roseli Catarina Corezolla. "Queremos atender a todos sem distinção", afirma.