Operação

PF realiza 2ª fase da operação Greenfield

8 MAR 2017 • POR • 13h53

a Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (8) a 2ª fase da operação Greenfield, que investiga irregularidades em quatro dos maiores fundos de pensão do país, todos ligados a estatais. Os policiais cumprem cinco medidas judiciais em São Paulo e duas no Mato Grosso do Sul.

No estado de São Paulo, um mandado de busca e apreensão é realizado na capital. Em Andradina, no interior, a polícia cumpre três mandados de busca e apreensão e um de prisão.

Os alvos são acusados de esconder provas e cooptar testemunhas que poderiam auxiliar as investigações. A suspeita é que dois sócios de um dos maiores grupos empresariais investigados pela Greenfield fizeram um contrato de R$ 190 milhões para mascarar o suborno a um empresário concorrente. O objetivo era impedir que esse empresário revelasse informações de interesse da investigação.

Segundo a PF, a suspeita, revelada por uma testemunha, é que o contrato de fornecimento de massa florestal de eucalipto para produção de celulose fosse apenas uma forma de recompensar o silêncio de um ex-sócio da empresa.

Os mandados judiciais foram determinados por Juiz Vallisney de Souza, titular da 10ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal.

G1