Secretaria de Saúde

Jaraguá implanta central telefônica para agendamento de consultas pelo SUS

24 FEV 2017 • POR • 19h21

O paciente receberá uma ligação próximo da data da consulta, informando o dia e horário do agendamento, a exemplo do que já acontece com as consultas especializadas. O objetivo é reduzir as faltas nas consultas, agilizar os atendimentos e dar transparência a quem está na fila de espera. Tendo o acesso unificado no sistema, a unidade de saúde poderá informar, por exemplo, quantas pessoas estão na fila e qual a previsão de data para consulta médica. Num primeiro momento, NÃO será necessária a presença do paciente no posto em data anterior à consulta, para confirmar o agendamento. Mas a Diretoria de Saúde adianta que, se houver muitas faltas, esse procedimento passará a ser necessário. “Depende da responsabilidade de cada paciente, de não faltar à consulta ou de avisar que não vai”, ressalta Níura Demarchi dos Santos, diretora de Saúde.

Para o paciente, a mudança é mínima. O agendamento para consultas continua sendo feito por meio de contato telefônico no posto de saúde mais próximo da residência ou pessoalmente. O que muda é que o paciente não sairá com a data da consulta e, sim, com um protocolo. O usuário receberá uma ligação da Central Telefônica da Saúde (nos números de telefone e horários informados), próximo da data, avisando o dia e horário da consulta. Dessa forma, o paciente terá a oportunidade de dizer se poderá comparecer na data informada ou não. Se não puder, permanecerá no seu lugar na fila de espera e será contatado para uma próxima data. Se puder comparecer, confirmará à telefonista e terá a consulta garantida. Se houver imprevisto, deve comunicar o posto de saúde com no mínimo 24 HORAS DE ANTECEDÊNCIA, para que outro paciente possa ser atendido. Se faltar e não comunicar, perde o lugar na fila de espera. Todas as recepcionistas dos postos de saúde já passaram por capacitação e orientarão os pacientes da melhor forma possível.

Faltas

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde, o número de faltas a consultas nos postos de saúde no ano passado foi de 30.804, ou 18% das consultas agendadas nos 25 postos. É como se todas as 25 unidades ficassem fechadas por dois meses. Outros pacientes deixaram de ser atendidos devido ao não comparecimento dos usuários.