Economia

Momento é favorável para compra de dólar

7 FEV 2017 • POR • 11h12

Em outubro do ano passado, a moeda chegou a custar R$ 3,10. De acordo com o economista Roberto Luís Troster, a ocasião é propícia para comprar dólar principalmente para quem vai fazer uma viagem internacional e para quem trabalha com importação. “É um momento bom para quem vai viajar, é um bom momento para comprar... o que vai cair (preço) vai ser pouco, pode cair mais uns 10 centavos, e corre-se um risco de, se deixar para comprar muito em cima, a cotação da divisa dê uma estilingada para cima. Então, está bom para comprar, é bom para quem importa, para fechar contratos neste momento do câmbio. Por outro lado, para quem vai exportar, tem que esperar, no momento que der um salto para cima, vender”.

O economista Roberto Luís Troster conta quais são os motivos que levaram a moeda ter esta queda. “Em primeiro lugar, por conta do crescimento mais fraco do que esperado, as importações estão sendo menores do que as projetadas. Com isto o saldo da balança comercial projetada aumenta e o fluxo esperado de dólares também aumenta. Mais oferta, preço mais baixo. A segunda coisa é, com a estabilidade da inflação e o anúncio de algumas reformas, o investimento externo direto também deve aumentar. Com isto, mais dólares ainda... Então o preço do dólar para baixo”.

Uma dica para quem pretende comprar dólares é acessar o site www.melhorcambio.com.br. Nele, é possível fazer a cotação de uma moeda, comparar as taxas de câmbio e fazer negociações. Lembrando que o Banco Central do Brasil é o órgão federal que regulamenta e fiscaliza as operações de câmbio. Por isso, para ter certeza que uma casa de câmbio está regularizada, o banco disponibiliza a lista oficial dos correspondentes de câmbio no site www.bcb.gov.br.