Hemosc

Ações marcam o Dia Nacional do Doador de Sangue

24 NOV 2016 • POR • 15h49

Conforme a enfermeira responsável pela unidade, Raquel Ribas, neste dia, serão distribuídas camisetas aos doadores. A equipe pretende também, oferecer um café, no entanto, ainda aguarda a confirmação de algumas parcerias.

O Dia Nacional do Doador de Sangue serve para homenagear todas as pessoas que separam um tempo durante sua rotina para ser doador voluntário. Estas pessoas ajudam pacientes que precisam de transfusões, por exemplo.

No Brasil existem alguns requisitos para que uma pessoa possa doar sangue. Para fazer esta atividade, é necessário ser maior de 18 anos, ter peso superior à 50kg, não estar grávida, não ter feito tatuagens recentemente, entre outros requisitos.

Em 2011, Orestes Golanovski foi reconhecido como sendo o maior doador de sangue do Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele doou sangue até completar 65 anos, que é a idade máxima para que alguém faça a doação.

Em Jaraguá do Sul, a doação deve ser feita mediante agendamento, que pode ser feito por telefone (3055-0454) ou pessoalmente na unidade de coleta (anexa ao Hospital São José). De acordo com Raquel, o estoque de sangue está normalizado, no entanto, novas doações são sempre bem vindas, especialmente em das tipagens negativas.