Escritor catarinense Carlos H. Schroeder

Carlos H. Schroeder receberá Medalha Cruz e Sousa nesta quinta

22 NOV 2016 • POR • 12h15

Seu nome foi indicado pela Câmara Catarinense do Livro e ratificado pelas três instâncias (Comissão de literatura/ Conselho Estadual de Cultura/Governo do Estado de Santa Catarina), pela contribuição à literatura do estado, por livros como "As fantasias eletivas" e "História da chuva", o que me deixou muito feliz.

Criada pelo Decreto 4.892/1994, é um prêmio simbólico concedido desde 1997 aos autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas ao Estado de Santa Catarina e reconhecidas como de real valor, ou a quem tenha contribuído de modo eficaz para o enriquecimento ou a defesa do patrimônio artístico e cultural do Estado.

Além de Schroeder, outras sete personalidades do meio cultural catarinense serão agraciadas: Aldo Baldin (música), in memoriam, Ana Lúcia Coutinho (cultura popular e patrimônio cultural), Dorvalina Scartazzini (música), Fátima Regina Althoff (patrimônio cultural), Jone Cezar de Araújo (artes visuais), Marli Cristina Scomazzon (letras) e Neyla Maria Baú Caramori (arte educação).

Os nomes foram escolhidos pelo Conselho Estadual de Cultura, que este ano contou com a contribuição do público, por meio de uma consulta eletrônica, e quinhentas e setenta e duas pessoas concorreram a honraria, de 52 municípios diferentes. O nome de Schroeder foi indicado pela Câmara Catarinense do Livro e referendado pelo conselho e pelo governo.

“Fiquei surpreso, e muito feliz. Ser conhecido na sua terra é gratificante, pois meus livros se desenvolvem em Santa Catarina: o As fantasias eletivas (acaba de ser lançado na Espanha)  se passa em Balneário Camboriú, o História da chuva, em Jaraguá do Sul, Pomerode e Blumenau.” Schroeder é autor de Ensaio do vazio, adaptado para os quadrinhos, da coletânea de contos As certezas e as palavras (Editora da Casa), vencedora do Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional e, do romance As fantasias eletivas (Record, 2014), em adaptação cinematográfica e lançado na Espanha. Publicou História da chuva (Record, 2015), obra contemplada pela bolsa Petrobras Cultural. Tem contos traduzidos para o inglês, alemão, espanhol e islandês.