Vendas nos supermercados de SC mantém ritmo de oscilações em 2016
18 NOV 2016 • POR • 13h07Dentro do ano de 2016 o resultado foi positivo pelo segundo mês consecutivo, com +4,74% em outubro em relação a setembro, o mesmo acontecendo com o acumulado, que tem agora +0,17% de janeiro a outubro de 2016 em relação a idêntico período de 2015. No comparativo com o mesmo período do ano passado, outubro2016 em comparação com outubro2015, houve recuo de 3,41%.
Os índices foram deflacionados pelo IPCA. Participam da pesquisa da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) empresas de todos os portes e regiões catarinenses.
O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, reforça seu argumento de que o ano de 2016 mantém sua característica principal de alternar resultados positivos e negativos como reflexo da atual conjuntura.
- Estamos atravessando um ano atípico, com instabilidade política e a crise econômica influenciada por três fatores principais: a alta da inflação, retração da atividade produtiva e crescimento do desemprego. Mesmo com todo esse cenário, as empresas supermercadistas catarinenses estão empenhadas em manter um resultado positivo e projetar um crescimento para o final do ano - afirma Lopes.
De acordo com o dirigente, a reversão deste quadro conjuntural poderá acontecer em 2017 a partir de uma nova combinação de fatores, como a recuperação da confiança empresarial, leve aumento da produção industrial e do volume de vendas do varejo e a tendência de baixa no nível de desemprego. Um dos aspectos fundamentais, para ele, é o retorno da taxa de inflação ao centro da meta, para que os consumidores deixem de perder o poder de compra.
OTIMISMO
A perspectiva do final de ano é otimista, de acordo com empresários do setor. A pesquisa sobre intenção de compras de produtos típicos da época de festas realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) indicou que 71% das empresas compraram ou estão comprando mais produtos do que no mesmo período de 2015, em cerca de 9% na média das respostas, que sinalizou índices variando entre 5% e até 20%. Para 14% dos entrevistados, a preparação de final de ano terá o mesmo volume de 2015 e só 7% indicaram que comprarão a menos. 8% não responderam.
Termômetro de Vendas Acats 2016 (em percentuais)
Mês
mês atual x mês ano passado
mês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
(-1,13)
(-18,62)
(-1,13)
Fev
+1,72
(-3,66)
+0,08
Mar
+7,94
+10,42
+2,98
Abr
+0,83
(-4,90)
+1,11
Mai
(-2,16)
(-4,40)
(-0,30)
Jun
(-1,87)
(-0,73)
(-0,54)
Jul
+6,27
+0,62
(-0,26)
Ago
(-2,45)
(-2,84)
(-0,08)
Set
(-0,56)
+1,37
+0,32
Out
(-3,41)
+4,74
+0,17
Nov
Dez