Schützenfest

Mais de 25 mil pessoas já passaram pela 28ª Schützenfest

14 NOV 2016 • POR • 18h16

Já no primeiro desfile oficial da festa, participaram cerca de 5 mil pessoas, entre representantes de sociedades de tiro e população. O maior público foi registrado na noite de sábado com quase 10 mil pessoas. O fim de semana de tempo bom aliado a proximidade com o feriado desta terça-feira (15) atraíram visitantes de Jaraguá do Sul e região, além de pessoas vindas de Blumenau, Joinville, Pomerode e outras cidades da região Norte do Estado e até dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná. A expectativa de público até o dia 20, quando a festa encerra, é de chegar a mais de 70 mil visitantes.

A atração desta segunda-feira da Schützen é o medalhista olímpico do tiro Felipe Wu. O atleta estará às 19 horas junto aos estandes de tiro da festa, onde realizará demonstrações do esporte e conversará com o público e a imprensa. Wu é considerado um dos maiores atiradores do mundo e sua especialidade é a pistola de ar de 10 metros.

Os portões do Parque de Eventos abrem às 18 horas de hoje, sendo que a entrada livre é até às 19 horas, após custa R$ 15. A festa segue até às 4 horas da madrugada com apresentações de bandas, grupos folclóricos, desfile interno, competição de tiro, gastronomia, comercialização de bebidas, souvenirs e artesanatos. No feriado de amanhã, a Schützenfest começa às 11 horas quando já começa a ser servido almoço típico alemão, com atrações ao longo do dia e encarramento previsto para a meia-noite. A entrada desta terça-feira é livre. A atração para as crianças é a Caravana Move Brasil do Sesc, que oferece brinquedos educativos durante todos os dias da festa.

A 28ª Schützenfest começou no dia 10 e segue até 20 de novembro. Desde o ano passado a festa tem sido realizada em novembro, saindo assim do circuito das festas germânicas de outubro. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul Sidnei Lopes, a mudança do mês da festa, além da comemoração ter assumido um caráter ainda mais germânico, fizeram com que mais pessoas frequentassem a Schützenfest.

"A decoração, a organização, as atrações como os estandes de tiro, apresentações culturais e de bandas, a variedade gastronômica e de chopes foram pensados para tornar a festa genuinamente germânica. A programação variada e típica, faz com que cada vez mais pessoas venham para a Schützenfest, inclusive visitantes de outras cidades. Temos recebido muitos elogios por conta da originalidade da festa ", destaca Sidnei.

Outro diferencial da Festa dos Atiradores deste ano, é que foi produzido um chope especial para a comemoração, o Schützenbier. As cerejarias artesanais Maestro, Königs e Karsten foram responsáveis pela elaboração de 2 mil litros do chope que está sendo comercializado na festa desde a abertura. Além do Schützenbier, os visitantes podem saborear na festa mais de 15 tipos de chopes diferentes de chope que são fornecidos pelas cervejarias artesanais e os comerciais pela Germânia e Heineken.

E para quem gosta de praticar o tiro ao alvo seja chumbinho ou seta, pode aproveitar os estandes que contam com orientação de voluntários das 15 sociedades de tiro de Jaraguá e região e que integram a Schützenfest. O presindente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Schützenfest Marcelo Prochnow, reforça que a área para os estandes foi ampliada para esta edição da festa e assim podem receber mais interessados em praticar o tiro ao alvo. "As competições de tiro, são um dos grandes diferenciais da Schützenfest das outras festas germânicas do Estado. Por isso, sempre oferecemos estandes especiais e monitores com prática para atender ao público que vem à festa", acrescenta. Acesso diferenciado

Por questão de segurança e em conformidade com a legislação protetiva de crianças e adolescentes, a CCO destaca que menores até 16 anos só poderão entrar no Parque Municipal de Eventos para a Schützenfest acompanhados de pais ou responsáveis e mediante apresentação de documentos de ambos (menor e pais ou responsáveis).

Os ingressos de meia-entrada são para os casos previstos em lei como crianças, idosos e estudantes mediante apresentação de documentação. Pessoas com trajes típicos e com uniforme de sociedades de tiro são isentas de pagamento.