Dengue

Prossegue em Jaraguá Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti

8 NOV 2016 • POR • 10h32

A medida faz parte de um plano de ação da Secretaria de Estado da Saúde. Diante da expectativa de um verão de altas temperaturas e de clima úmido – condições propícias à proliferação do mosquito – é fundamental que as ações para eliminação de potenciais criadouros sejam intensificadas.

Dentre as medidas previstas está o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti nos 50 municípios considerados infestados pelo mosquito e nas 22 cidades sob risco de infestação. E é este levantamento que os agentes estão fazendo em Jaraguá, a expectativa é visitar aproximadamente 2,4 mil residências em todos os bairros. De forma rápida em uma amostra dos imóveis existentes, o levantamento apresentará a realidade atual em relação aos principais depósitos encontrados no ambiente, potenciais criadouros do mosquito e o número de focos identificados durante as vistorias. Na última semana, conforme o coordenador do Programa de Combate à Dengue, Augusto Poffo, não foram localizados focos do mosquito em Jaraguá. No entanto, durante o ano de 2016 já foram contabilizados 17. Na região, apenas Jaraguá participa da ação, uma vez que, integra a lista das 22 cidades sob risco de infestação do mosquito.

Uma campanha de mídia já foi deflagrada no estado para lembrar a população sobre as atitudes que devem ser tomadas no dia a dia, em casa e no ambiente de trabalho, para eliminar recipientes que possam acumular água, manter as caixas d´água e cisternas vedadas e realizar a limpeza semanal daqueles locais que podem se tornar potenciais criadouros, como por exemplo, as calhas.