Escolas

Pelo menos 20 estados e o DF têm escolas e institutos ocupados por estudantes

27 OUT 2016 • POR • 12h38

Pelo menos 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal, têm escolas e institutos ocupados por estudantes, segundo levantamento feito pelo G1. Eles são contrários à medida provisória que trata da reforma do ensino médio e à PEC 241, que limita os gastos na educação e outras áreas.

O movimento que se alastrou pelo Brasil começou no dia 3 de outubro no Paraná. É lá que está concentrado o maior número de ocupações: são 850 escolas estaduais, 14 universidades e três núcleos de educação, segundo o movimento Ocupa Paraná. Onde há ocupação, as aulas estão suspensas.

Já o número divulgado pela Secretaria de Estado de Educação (Seed), na tarde de terça-feira, é diferente: 752 escolas ocupadas, ou seja, 31% do total. Segundo a Seed, 79 escolas já foram desocupadas.

Santa Catarina

Cerca de 20 estudantes permanecem acampados no local na manhã desta quinta-feira. A ação do movimento segue mesmo após uma liminar da Justiça que determinou a desocupação do prédio na tarde de ontem. A ação, que teve início no fim da tarde desta terça-feira, se uniu ao movimento nacional contra a PEC 241 e cortes nos gastos da educação.