Dengue

Com a chegada do verão, proliferação do Aedes aegypti pode aumentar

27 OUT 2016 • POR • 12h03

Como nessa época o clima fica mais quente e úmido, os ovos do mosquito se abrem com mais facilidade, aumentando a proliferação do inseto. Por isso, as Secretarias municipais de Saúde redobram a atenção neste período.

Em Jaraguá do Sul, por exemplo, a partir da próxima semana agentes de endemias farão um mutirão de inspeção nos bairros. Conforme o coordenador do programa de Combate à Dengue, Augusto Poffo, 2,6 mil residências serão visitadas em todos os bairros do município. 

 [jwplayer mediaid="300629"] 

Na tarde de quarta-feira (26) os 15 agentes de endemia de Jaraguá passaram por um curso de reciclagem, com a bióloga e supervisora do Programa de Combate à Dengue da Vigilância Epidemiológica na Regional, Francine Jordana Lunelli.  Ela destacou que o mutirão deve ocorrer em todas as cidades, sempre com o apoio da Gerência Regional de Saúde.

Neste ano, Jaraguá registrou 17 focos do mosquito e Guaramirim nove, em Schroeder, Massaranduba e Corupá não houve registro.

Conforme Poffo, o número de focos em 2016 é menor que o registrado em 2015, quando foram localizados 32 focos. No entanto, o que mais preocupa são municípios vizinhos, como por exemplo, Joinville, que teve 18% de aumento neste ano. [jwplayer mediaid="300630"]