Hemosc

Com estoque de sangue baixo, Hemosc reforça pedido de doações

20 SET 2016 • POR • 14h24

O sangue mais necessitado é o com RH negativo, principalmente  “O”, doador universal. As tipagens com maior número de doações são as positivas, por exemplo, “A”.

Em entrevista a reportagem do Jornal FolhaSC, a enfermeira responsável pela unidade de coleta em Jaraguá, Raquel Ribas, afirmou que é preciso conscientizar as pessoas a doarem, mas também, a não faltarem no dia da doação. Ela acrescentou ainda, que muitos doadores agendam a doações, mas não comparecem no dia e horário marcado, o que prejudica a coleta.   A capacidade é de até 30 atendimentos por dia, isso devido a estrutura física e profissional da unidade. Atualmente a coleta é feita de segunda a sexta-feira das 7h15 às 11h, mediante agendamento. Que pode ser feito pessoalmente na unidade, que fica anexa ao Hospital São José, ou pelo telefone 3055-0454.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos, estar saudável, alimentado e com um documento oficial com foto em mãos. Homens podem doar sangue em um intervalo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar sangue a cada três meses, fazendo até três doações por ano.

No próximo dia 27 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Doador de Medula Óssea. O transplante de medula é, muitas vezes, a única chance de vida para portadores de leucemias e outras doenças do sangue. O cadastro como candidato a doador deve ser feito apenas uma vez. No entanto, é preciso ficar atento às atualizações de dados como telefone e endereço.