Greve dos bancários

Greve dos bancários completa 14 dias com 22 agências fechadas na região

19 SET 2016 • POR • 12h41

Em Jaraguá do Sul, trabalhadores do HSBC, Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal aderiram ao movimento, resultando em 13 agências fechadas.

Em Guaramirim há adesões nas agências do Itaú, Bradesco, HSBC e Caixa Econômica Federal, totalizando quatro agências fechadas.

Em Corupá, bancários do Bradesco e Banco do Brasil aderiram ao movimento, totalizando duas agências paradas.

Em Massaranduba, o atendimento nas agências do Bradesco e Itaú está comprometido devido à greve.

Em Schroeder, trabalhadores do Bradesco estão de braços cruzados.

No país, a greve dos bancários fechou 12.727 agências e 52 centros administrativos, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o que representa mais da metade dos postos de atendimento ao público.

De acordo com o Banco Central, o país tem 22.676 agências bancárias instaladas.

Na última rodada de negociação, na quinta-feira (15), não houve acordo sobre o reajuste reivindicado pelos bancários, e o sindicato manteve a orientação pela continuidade da greve. Segundo a Contraf, os bancos reapresentaram a proposta que já haviam feito na reunião de terça-feira (13). A greve teve início na terça-feira passada (6).

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra que os clientes podem usar os caixas eletrônicos para agendamento e pagamento de contas (desde que não vencidas), saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.

Nos correspondentes bancários (postos dos Correios, casas lotéricas e supermercados), é possível também pagar contas e faturas de concessionárias de serviços públicos, sacar dinheiro e benefícios e fazer depósitos, entre outros serviços.