Implantação do curso de medicina

Ministro se compromete em agilizar aprovação do curso de medicina

13 SET 2016 • POR • 19h13

A reunião, que foi agendada pelo senador Paulo Bauer a pedido do deputado Vicente Caropreso, teve como propósito solicitar a agilização e liberação do curso de medicina para Jaraguá do Sul. Da audiência também participou o reitor da Católica SC Robert Burnett. O ministro se comprometeu em fazer com que o MEC analise o mais rápido possível todos os recursos apresentados por algumas das cidades selecionadas para receber cursos de medicina.

A implantação de novos cursos de medicina no País se arrasta desde 2015 quando o edital que previa implantar 2.290 vagas em 39 cidades selecionados pelo MEC foi suspenso. O processo já estava em fase de seleção e classificação das propostas das instituições mantenedoras e indicadas para os cursos. Em Santa Catarina, a única cidade a ser contemplada com a abertura do curso de medicina foi Jaraguá do Sul.

Duplicação  

O prefeito Dieter Janssen também esteve reunido com os deputados Espiridião Amin, Mauro Mariani e Jorginho Mello em Brasília para pedir a interferência deles junto do Ministério dos Transportes para a continuidade da obra de duplicação do trecho da BR-280 entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. Recentemente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que as obras poderiam ser paralisadas por tempo indeterminado devido à falta de repasses de verbas por parte do governo federal.

A proposta dos deputados é de que seja relocada um percentual da verba destinada para a BR-282 para a BR-280 ainda este ano. Hoje a duplicação de parte da BR-282 tem recursos garantidos em torno de R$ 150 milhões e a ideia seria que cerca de R$ 30 milhões fossem relocados para a continuidade das obras de duplicação da 280.