Greve dos bancários

Mais de 85% dos bancários aderem à greve em Jaraguá

8 SET 2016 • POR • 14h48

Conforme o presidente do Sindicato, Odilon Fernandes, a adesão é total dos trabalhadores de bancos privados e parcial dos bancos públicos, como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Ele ressalta porém, que neste período de greve os caixas eletrônicos funcionam normalmente.

Em relação aos demais municípios da microrregião, Fernandes afirma que o atendimento nas agências bancárias ocorre normalmente, uma vez que, não devem aderir ao movimento, pelo menos por enquanto.

Conforme Fernandes, uma reunião prevista para as 11h desta sexta-feira (9) em São Paulo, entre representantes dos bancários e a Federação Nacional dos Bancos deve decidir sobre os rumos da greve para as próximas semanas.

A Paralisação foi aprovada em assembleias promovidas na semana passada por cerca de 140 sindicatos e federações.

A proposta da Federação Nacional dos Bancos foi apresentada no dia 29 de agosto e oferece aos bancários reajuste de 6,5% no salário e nos auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil, além de participação nos lucros e resultados (PLR). Segundo a Contraf, a proposta da entidade patronal não cobre a inflação do período, projetada em 9,57% para agosto deste ano, e representa perdas de 2,8% para a categoria.

A última greve dos bancários aconteceu em outubro do ano passado e durou 21 dias. A categoria conseguiu um reajuste de 10% com aumento real de 0,11%.