Taxa de homicídios

Santa Catarina têm a menor taxa de homicídios do país

26 AGO 2016 • POR • 14h59

Santa Catarina ocupa a última posição (27º) no ranking da violência divulgado nesta quinta-feira, 25. O Mapa da Violência 2016 foi coordenado pelo pesquisador Júlio Jacob Walselfisz, da Flacso (Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais).

De acordo com o documento, apenas três estados - Santa Catarina, São Paulo e Roraima - apresentaram taxas abaixo dos dez mortes por armas de fogo para cada cem mil habitantes. Em Santa Catarina, em 2014, foram 7,5 mortos para cada grupo de cem mil habitantes. O estado de Alagoas lidera com a taxa de 56,1 mortos. O estudo aponta uma média nacional de 29 mortes a cada grupo de cem mil pessoas.

Realidade diferente na região

Ao contrário do que aconteceu em 2015, onde Jaraguá do Sul registrou apenas um homicídio, 2016 tem números mais alarmantes. Desde o dia 1 de abril até 15 de agosto, cinco pessoas morreram assassinadas no município. Uma pessoa foi morta a facadas e outras cinco por disparos de arma de fogo. Na região de abrangência do 14º Batalhão de Polícia Militar, foram dez homicídios, sendo três por arma branca (dois em Corupá e um em Jaraguá), seis por arma de fogo (quatro em Jaraguá, um em Schroeder e outro em Guaramirim), e uma vítima foi estrangulada, em Schroeder.