Educação

Alimentação saudável é tema de mostra de trabalho em escola de Jaraguá

23 AGO 2016 • POR • 11h56

Pesquisa, elaboração de materiais de divulgação e conscientização, estudo e preparo de receitas saudáveis, estudos sobre a fome e o desperdício de alimentos no Brasil e muitas outras atividades, resultaram em uma mostra de trabalhos com alunos da escola Holando Marcellino Gonçalves, em Jaraguá do Sul. A mostra aconteceu na última sexta-feira (19)  no período da manhã.

Segundo a diretora da escola, Gilmara Gorges, o tema é bastante relevante, pois, a dieta inadequada na adolescência pode ser um fator de risco para enfermidades particularmente as de origem metabólica, na vida adulta.

O projeto “Alimentação” é uma proposta da Secretaria de Estado da Educação para que as escolas da rede estadual, de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), trabalhem a questão da alimentação com os seus alunos, visando uma alimentação mais saudável e equilibrada.

A mostra reuniu 30 trabalhos, envolveu 330 alunos com as disciplinas de ciências, geografia, artes e português. A diretora ressaltou que o resultado foi um sucesso devido a importância do tema.

Sobre o Pnae

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público),  por meio da transferência de recursos financeiros.