Feira do Livro

Feira do Livro de Jaraguá recebe 600 mil visitantes em 10 anos

22 AGO 2016 • POR • 16h36

O maior escritor brasileiro da atualidade, um fenômeno de vendas de livros para adolescentes, dramaturgos premiados, autores locais, debates, artes plásticas, atrações musicais, teatro, oficinas e livros de todos os preços e estilos. A X Feira do Livro de Jaraguá do Sul teve tudo isso e mais um pouco. Mas teve principalmente a participação do público, que lotou o Galpão da Leitura e os teatros e salas de exposição do Centro Cultural da SCAR.

Com o tema “A Literatura em todas as Artes”, a feira desse ano trouxe variadas atrações para todas as idades, numa programação intensa durante os 10 dias. Para o coordenador da feira, João Chiodini, o equilíbrio entre as atrações foi uma marca dessa edição: “Ter numa mesma feira discussões profundas sobre literatura e dramaturgia com Milton Hatoum, Fernando Bonassi e Samir Yazbeck e ao mesmo tempo receber uma multidão de adolescentes fãs da Paula Pimenta é recompensador”, afirmou.

A participação das escolas é outro destaque. Diariamente, dezenas de ônibus traziam milhares de estudantes para assistir as contações de histórias e visitar os estandes. Nesse ano, a novidade foram as atrações voltadas para os estudantes em fase de pré-vestibular, como o Guia de Leitura: Rock e a conversa com Carlos Henrique Schroeder, coordenador da feira até 2015, que tem seu livro As Fantasias Eletivas indicado para os vestibulares das principais universidades catarinenses.

Para 2017, a XI Feira do Livro de Jaraguá do Sul já tem data de realização: 10 a 20 de agosto. A mudança de data, de julho para agosto, foi considerada positiva, por ter permitido a participação maior das escolas não só de Jaraguá, mas de toda a microrregião. “Hoje começa o trabalho de organização da feira do ano que vem. Já temos algumas atrações praticamente certas, que só não vieram nesse ano por detalhes de agenda, além de outros projetos complementares à feira, mas só anunciaremos quando estiver 100% confirmado”, revela Chiodini.