documentário “Vale Tombado”

Floripa e Laguna debatem o documentário “Vale Tombado” em eventos sobre patrimônio

11 AGO 2016 • POR • 18h21

O documentário “Vale Tombado”, da produtora de cinema jaraguaense Escritório de Cinema, entra no roteiro acadêmico de Santa Catarina. O filme sobre o primeiro tombamento de paisagem do Brasil vai abrir a Semana do Patrimônio Cultural da Udesc, em Florianópolis. A exibição e o debate com o diretor do documentário, Carlos Daniel Reichel acontecem no dia 15 de agosto, a partir das 14h. Também haverá exibição do curta-metragem “Vovô Emílio e o caminho do Peabiru”, que conta uma parte da história de Jaraguá do Sul de forma divertida e envolvente.

O evento é promovido pelo Laboratório de Patrimônio Histórico, ligado ao Curso de História, e se estende durante toda a semana, com mesas redondas, caminhadas e lançamentos de livros.

Já no sul do Estado, em Laguna, o filme será exibido no imponente Cine Teatro Mussi, uma edificação construída no final da década de 1940 e recentemente restaurada. A sessão está agendada para o dia 18 de agosto, e a plateia deve ser composta, na sua maioria, por profissionais e estudantes de arquitetura, com foco na preservação histórica.

O documentário “Vale Tombado – onde a história e a memória se encontram” retrata diversos pontos de vista sobre o tombamento histórico nos bairros Rio da Luz e Testo Alto, em Jaraguá do Sul e Pomerode. O filme foi lançado no dia 5 de julho, no You Tube, e está disponível gratuitamente. No dia 14 daquele mês, aconteceu uma sessão na Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul (Scar), com debate com representantes do Iphan, Prefeitura, morador e o diretor Carlos Daniel Reichel, com a mediação do produtor Gilmar A. Moretti.