Feira do Livro

X Feira do Livro abre quinta-feira com programação que vai além da literatura

9 AGO 2016 • POR • 17h42

A X Feira do Livro de Jaraguá do Sul já está com toda programação confirmada. Além de Milton Hatoum, Fernando Bonassi e Paula Pimenta, os três principais autores nacionais já anunciados, o público vai ter acesso a oficinas, contações de histórias, espetáculos musicais, debates, guias de leitura, lançamentos de livros por autores locais além, é claro, da venda de livros.

Com o tema “Literatura em todas as Artes”, a feira de 2016 toma o livro como base para discutir música, cinema, teatro e televisão e avaliar a relação entre as diferentes formas de manifestação artística. “A programação desse ano está bem consistente, com atrações variadas em todos os dias, e convidados de altíssima qualidade”, afirma João Chiodini, coordenador da X Feira do Livro.

Já no primeiro dia de evento a feira apresenta uma de suas grandes atrações:  o escritor, tradutor e professor de literatura Milton Hatoum numa conversa sobre as possibilidades da literatura e o lugar da ficção no século XXI. Com trezentos mil exemplares vendidos e traduções para 12 países, o amazonense Hatoum é um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea.

Outro convidado de projeção nacional, o dramaturgo, roteirista e cineasta Fernando Bonassi, se apresenta já no sábado, em uma conversa sobre literatura, cinema e teatro. Com mais de vinte obras publicadas, como Luxúria e Subúrbio, Bonassi é co-autor dos roteiros dos filmes Carandiru, Cazuza, Castelo Rá-tim-bum e das séries de TV Força-Tarefa, Mundo da Lua, Castelo Rá-tim-bum e da nova Supermax, que estreia em breve na Rede Globo.

No final de semana que coincide com o Dia dos Pais, as atrações envolvem crianças e famílias com oficinas, contações de histórias e apresentações musicais.

O livro “A De Antônia”, escrito por Demétrio Panarotto, com participação de seus filhos Antônia e Lorenzo e projeto gráfico de Gabi Bresola, é o ponto de partida da oficina Brincando de fazer Livros, que acontece na sexta, dirigida a agentes de leitura e no sábado a toda a comunidade.

 Domingo é a vez do espetáculo musical infantil No dorso do Rinoceronte, com Silvio Mansani. Destinado ao público infantil, o show diverte adultos e crianças, abordando temas do universo infantil, como parque de diversões, circo e festa de aniversário. Com muito humor e interação, os músicos tocam jazz, marchinha, baião e MPB infantil.

A seleção criteriosa de temas e convidados já uma marca que faz da Feira do Livro de Jaraguá do Sul ser chamada de A Feira das Feiras. “Em 10 anos de evento, é possível perceber como a cidade foi influenciada positivamente por meio da formação de leitores e também de escritores”, comenta Carlos Henrique Schroeder, coordenador dos últimos anos e hoje à frente da área de relações institucionais da feira. “Uma prova é o lançamento de mais de 20 livros de autores locais, que acontecerão durante os 10 dias de feira”, completa.

A estrutura da feira se mantém praticamente a mesma do ano passado, com o Galpão da Leitura montado no estacionamento da SCAR e as palestras e oficinas acontecendo dentro do Centro Cultural. A diferença é que o galpão cresceu de 550m² para 800m², incluindo um espaço para contação de histórias anexo aos estandes das livrarias e editoras.

A X Feira do Livro de Jaraguá do Sul tem o APOIO da Lei de Incentivo à Cultura, SCAR, Kayrós Hotel, PATROCÍNIO de Zanotti, Grupo Elian, Duas Rodas, O Correio do Povo, Rede de Postos Mime e WEG, REALIZAÇÃO Design Editora e Eventos, Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Governo do Estado de Santa Catarina, SESC, Ministério da Cultura e Governo Federal.