Eleições

Jaraguá terá quatro candidatos à Prefeitura

6 AGO 2016 • POR • 02h20

Ivo Konell e Junqueira Junior 

A aliança de Ivo Konell (PSB) e Junqueira Junior (PSDC), anunciada no dia 21 de julho, foi confirmada na noite desta sexta-feira (5) durante convenções dos partidos. A coligação, conta ainda com o apoio do PDT, PV, PEN e PR e terá como Slogan “Jaraguá novamente rumo ao progresso”.

Jair Pedri e Márcia Alberton

A convenção do PSD ocorreu no centro comunitário do bairro Tifa Martins, com a casa cheia. O pré-candidato Jair Pedri chegou ao local por volta das 20h30, depois de acompanhar convenções do PROS e do PPS, que apoiam a candidatura.

Em seu discurso, lembrou de 2008, quando ficou foram da Câmara de Vereadores por apenas um voto e afirmou que aquilo serviu de lição. “Pensei que a minha carreira política teria chegado ao fim. Aprendi que tudo tem seu tempo”, enfatizou, acrescentando que o trabalho a partir de agora será de construção do plano de governo, pautado nas necessidades da população. “Hoje, a classe política se encontra no rodapé, com uma crise ética, moral e familiar, que é preciso resgatar”, enfatizou.

Os nomes dos 17 candidatos a vereador foram apresentados. O PSD não fará coligação para a proporcional. O mesmo procedimento do PSDB. A coligação na majoritária se denominará “Pra fazer diferente”.

PSDB aponta Márcia Alberton

Os olhos da maioria dos partidos ficaram focados para o Edifício Market Place, onde acontecia a convenção do PSDB. A presidente da sigla, Márcia Alberton foi indicada para ser a vice de Jair Pedri, depois de várias análises e apontamentos de nomes.

Lio Tironi, um dos nomes cogitado pelo partido, afirmou durante convenção, que não deve se candidatar, mas estará ao lado do partido durante a campanha.  Ele alegou que este foi um pedido da família.

Outro indicado, Wilson Bruch, estaria impedido de concorrer por conta de fazer parte de uma entidade e não tinha intenção de disputar a eleição e não se desligou da diretoria em tempo hábil.

O nome de Márcia Alberton foi oficializado na noite de ontem, depois que a convenção do PSD havia sido concluída. Logo após as duas convenções, os candidatos se encontraram para oficializar as decisões.

 Antídio Lunelli e Udo Wagner

A coligação “Jaraguá mais forte”, dos partidos PMDB, PP e DEM, confirmou a candidatura de Antídio Lunelli à Prefeitura de Jaraguá do Sul. Lunelli terá como vice, o ex-deputado estadual Udo Wagner (PP).

Para a campanha proporcional, os partidos PP e DEM lançaram chapa independente. São 17 candidatos a vereadores, 14 do PP e três do DEM.

 Ortiz Primo e Mário Viana 

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Jaraguá do Sul, já havia definido na quinta-feira (4) o nome de Luiz Carlos de Souza Ortiz Primo, como candidato a prefeito. Ele terá como como candidato a vice o projetista industrial Mário Viana. O partido vai de chapa pura pois não conseguiu fazer alianças, principalmente com o PC do B. O PT pretende lançar 15 candidatos a vereador, com a expectativa de eleger ao menos dois representantes para o legislativo. O slogam da campanha será “Jaraguá do Sul uma cidade para todos”. A convenção foi na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação.

Conheça os candidatos

Jair Pedri (PSD) 

Natural de Jaraguá do Sul, Jair Luis Pedri nasceu em 1970. Estudou Direito e tem experiência na administração pública. Em 1991 e 1992 foi representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Ocupou, também, o cargo de diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Jaraguá do Sul (CODEJAS), entre 2005 e 2006. De 2007 a 2008 foi responsável pela Diretoria de Habitação de Jaraguá do Sul. Em 2008, disputou uma vaga na Câmara de Vereadores, com 2.335 mil votos, foi o terceiro vereador mais votado do município. No entanto, por questões de legenda, não alcançou a titularidade de uma das vagas. Disputou novamente uma cadeira no Legislativo em 2012, obtendo 4.187 votos e foi o vereador mais votado da história do município. Ivo Konell (PSB)

Nasceu em Jaraguá do Sul em 1945, soma mais de três décadas de atuação na política catarinense. Economista, advogado e administrador de empresas Ivo Konell, 71 anos, em 2014 foi candidato a Deputado Estadual de Santa Catarina pelo Partido Socialista Brasileiro. Com 8.793 votos não se elegeu. Cargo este, que exerceu nas gestões de 1995/1998 e de 1999/ 2002. Antes disso, já havia sido prefeito de Jaraguá do Sul de 1989 a 1992, à época pelo PMDB, partido que ajudou a fundar no município. Chegou a concorrer novamente ao Paço Municipal em 1996, mas perdeu para Geraldo Werninghaus (in memoriam). Em 2007 mudou para o Partido Social Democrata (PSD). Foi secretário de Administração na gestão de sua esposa, Cecília Konell, de 2009 a 2012. Em período anterior foi secretário do prefeito Durval Vasel. Em 2010, Konell foi candidato a deputado federal, ocasião em que recebeu 20.388 votos. E em setembro de 2013, Cecília e Ivo Konell deixaram o PSD e ingressaram no PSB.

  Antídio Lunelli (PMDB) 

Empresário, acionista e fundador do Grupo Lunelli, Antídio Aleixo Lunelli nasceu em Corupá em 1963. Sempre teve uma forte atuação política. Atualmente é presidente do PMDB de Jaraguá do Sul e foi pré-candidato a prefeito da cidade em 2012, mas desistiu de concorrer por motivos pessoais.       Luiz Ortiz Primo (PT) Funcionários público há 22 anos, atua como fiscal da Vigilância Sanitária.