Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

Ações para marcam o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

28 JUL 2016 • POR • 12h32
Em Jaraguá do Sul, nesta semana, as unidades de saúde terão disponíveis testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Nesta quinta a Praça Ângelo Piazera recebe uma equipe de saúde para ofertar os testes rápidos à população em geral, evento ocorre das 8h30 às 16 horas. O teste é gratuito e voltado a pessoas com mais de 12 anos.

Em Schroder, uma série de ações iniciou no dia 11 deste mês. A unidade móvel do projeto “Viver é Saber e Tratar” passou em todos os bairros do município oferecendo preservativos e informações sobre direitos e cuidados com as práticas sexuais e reprodutivas. Segundo a técnica de enfermagem, Lucia Kersten Brumuller, 110 pessoas foram atendidas. Destes, três pessoas foram diagnosticadas como Hepatite B, sendo que duas já sabiam que eram portadoras e já estavam em tratamento. A partir de agora, os testes continuam a ser oferecidos nas unidades de saúde.

Nos últimos 12 anos, mais de 120 mil casos de hepatite B foram notificados no País, sendo 31% na região Sul. E 82 mil casos de hepatite C, 22% na região Sul. No Programa Municipal de Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV/Hepatites Virais) de Jaraguá do Sul estão registrados 614 pacientes, 71% de hepatite B e 29% de hepatite C. Entre os casos de hepatite, 57% são homens e 43% mulheres. Cerca de 20% do total fazem uso de medicamentos para tratar a doença. O tratamento já garantiu a 15 pacientes a cura da hepatite C, ou a “resposta viral sustentada”. A hepatite é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Caracteriza-se por uma inflamação no fígado, que altera o seu funcionamento podendo causar cirrose e câncer hepático.  Existem vários tipos de hepatite. As mais comuns são causadas por vírus.