Deputado estadual Vicente Caropreso

Deputado pede mais atenção para a pesca artesanal

13 JUL 2016 • POR • 11h47

O parlamentar destacou o encontro que participou no último sábado (09/07) na praia de Bombinhas e que reuniu pescadores de todo o litoral catarinense.

O evento contou com a presença de representantes do IBAMA e do Departamento Marítimo da Polícia Federal, onde ficou evidente a sintonia entre os pescadores e os órgãos de fiscalização e proteção ambiental.

Dr. Vicente falou sobre o Projeto Saragaço, que promove a valorização da cultura da pesca da tainha, através da confraternização entre ranchos de pesca através de uma grande gincana.

Mas ainda existe muita coisa a ser feita. “Nem tudo são flores, os pescadores solicitam uma atenção especial para que a pesca artesanal seja perpetuada”, comentou. Afirmou que a união dos pequenos unidos, da pequena propriedade, é o que torna o estado mais. “Assim a temporada da tainha, que é um evento tradicional do nosso litoral, pode implementar o mercado turístico-gastronômico reforçando a economia”, ressaltou.

De acordo com o parlamentar, o apoio é necessário para valorizar as mais de 15 mil pessoas que trabalham com o setor artesanal em Santa Catarina. Um ponto colocado em pauta foi a diminuição dos impostos e a regulamentação dos ranchos de pesca artesanal.

“Precisamos valorizar a cultura e proteger os ranchos artesanais através de incentivos fiscais e legais”, enfatizou.