Doação de Sangue

Estoque de sangue estabiliza, mas novas doações são bem-vindas

11 JUL 2016 • POR • 18h49

 No entanto, ressalta a necessidade de novas doações, principalmente das tipagens negativas.

 Conforme a enfermeira Raquel Ribas, nos últimos dias, muitas pessoas que não eram doadoras procuraram a unidade de coleta para fazer a doação pela primeira vez. Ela atribui esse aumento a uma campanha feita através das redes sociais para um homem, internado no Hospital São José, que necessitava de sangue do tipo O negativo.

A unidade de Jaraguá do Sul atende de segunda a sexta-feira das 7h15 às 16h, sendo que as coletas acontecem apenas no período da manhã, até as 11h, mediante agendamento, que pode ser feito no local, junto ao Hospital São José ou pelo telefone 3055-0454.

A Organização Mundial da Saúde, recomenda que pelo menos 3% da população de um país sejam doadores. No Brasil, esse número é de 1,8%, em Jaraguá do Sul em 2015, 2,3% da população doou sangue.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos, estar saudável, alimentado e com um documento oficial com foto em mãos. Homens podem doar sangue em um intervalo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar sangue a cada três meses, fazendo até três doações por ano. Quem tiver entre 16 e 17 anos deve ir acompanhado dos pais ou responsável. Para a primeira doação, a idade máxima estabelecida é de 60 anos.

Caso a pessoa não possa comparecer no dia e horário agendado, a unidade de coleta deverá ser comunicada para agendar outra doação.