Escritório do Grupo Malwee conquista certificação internacional de sustentabilidade
4 MAR 2016 • POR • 17h03
Desde 1968, o Grupo Malwee acredita em iniciativas e práticas sustentáveis eficazes para contribuir com o meio ambiente e a sociedade. Essa forma de atuar faz parte do DNA da empresa, que acaba de desenvolver o seu primeiro escritório sustentável, em São Paulo/SP. Referência em responsabilidade socioambiental e inovação, o escritório comercial recebeu a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Commercial Interior, cedida pelo U.S. Green Council Brasil, que tem reconhecimento internacional.
Planejado especialmente para utilizar e reaproveitar os recursos naturais, o escritório sustentável do Grupo Malwee também foi criado para crescer economicamente e socialmente saudável. Além do cuidado com o meio ambiente, o conforto e a qualidade de vida dos 50 funcionários que ocupam o espaço é prioridade da empresa, localizada estrategicamente em um raio de 800 metros com mais de 10 serviços básicos e a menos de 400 metros de três paradas de ônibus, por onde passam 26 linhas, totalizando 2.500 viagens por dia.
“O Grupo Malwee é reconhecido no Brasil por disseminar princípios que agreguem impactos positivos na sociedade por meio de suas ações de inovação e sustentabilidade. Priorizar construções sustentáveis e projetos semelhantes ao do escritório em São Paulo faz parte do plano da empresa para melhorar continuamente seu desempenho socioambiental em toda a sua cadeia de valor”, destaca a gestora de Sustentabilidade, Taise Beduschi.
Reaproveitamento de 100% dos resíduos durante a obra
O novo escritório seguiu os mais modernos padrões para construções sustentáveis, conforme orientações da Certificação LEED, aplicada em 143 países. Durante esse processo, o Grupo Malwee adotou o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, que garantiu o reaproveitamento de 100% dos resíduos gerados na obra, evitando o despejo em aterros sanitários, além da adequação na gestão dos resíduos sólidos gerados diariamente. E mais: 49% dos materiais da obra foram extraídos, processados e fabricados localmente, com intuito de reduzir as emissões atmosféricas.
Durante a construção, também foram tomadas medidas em prol da saúde e segurança de todos os profissionais envolvidos. Para garantir a qualidade do ar, por exemplo, utilizaram-se materiais absorventes, lixamento com aspiradores, limpeza e sinalização do espaço e proteção de dutos de refrigeração. Em todos os procedimentos realizados, sempre prevaleceu o uso racional dos recursos naturais e materiais de baixo impacto ambiental.
Como consequência deste conceito de projeto, a Certificação LEED também impacta no resultado econômico, ambiental e social da operação. No escritório do Grupo Malwee em São Paulo, essa cultura voltada para a sustentabilidade está ainda mais fortalecida com o edifício em funcionamento, onde a redução do consumo de água chega a 38% por meio do uso de dispositivos economizadores de água potável. O ambiente também conta com lâmpadas de Led, que chegam a ser 85% mais econômicas que as convencionais, e possui 85% dos equipamentos com o selo Energy Star, padrão internacional para o consumo eficiente de energia.
O que é o sistema LEED?
O sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma ferramenta de construção verde que aborda o ciclo de vida completo de construções e, através de normas sustentáveis, está transformando o modo de pensar sobre a concepção, construção e operação de obras no mundo inteiro.
Plano 2020
O escritório sustentável faz parte do Plano 2020 do Grupo Malwee e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento consciente dos negócios visando o cuidado com o planeta. O Plano 2020 formaliza a gestão da empresa para a sustentabilidade em toda a cadeia de valor, desde as bases do fornecimento até o uso e pós-uso dos produtos. Há quase cinco décadas produzindo moda com sustentabilidade, a marca realiza diversas ações de demonstração de respeito às pessoas e ao planeta.
Em 2015, as primeiras ações do Plano 2020, lançado durante o evento A Hora do Planeta, começaram a ser colocadas em prática e grandes resultados já foram conquistados:
Patrocínio ao evento A Hora do Planeta, promovido pela rede WWF;
Auditoria de 100% dos prestadores de serviço de costura;
76% dos prestadores de serviço de costura certificados segundo a ABVTEX;
6 unidades fabris certificadas pela ABVTEX e Disney;
100% das licenças e personagens com critérios de sustentabilidade atendidos;
153 voluntários envolvidos no programa da Junior Achievement com impacto em aproximadamente 2 mil jovens;
Publicação do primeiro Relatório de Sustentabilidade do Grupo Malwee (GRI);
Conquista de 5 prêmios de sustentabilidade;
Assinatura do Pacto Global da ONU;
Conquista do Selo Verde no aplicativo Moda Livre com as marcas Malwee, Malwee Brasileirinhos, Scene e Carinhoso.
Premiações em sustentabilidade
Na área de Sustentabilidade, o Grupo acumula prêmios e indicações em reconhecimento ao esforço que é feito nessa área.
Prêmios de 2015:
Prêmio Estande Sustentável, ABF Franchising Expo, a maior feira do mundo realizada pela Associação Brasileira de Franshising.
11º Prêmio Brasil Ambiental - AMCHAM-RJ, categoria Ecossistemas com o projeto Áreas de preservação ambiental.
Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental.
Prêmio Top of Mind (Instituto Mapa e Grupo RBS), marca mais lembrada do Estado de SC, na categoria socioambiental.
O presidente do Grupo Malwee, Guilherme Weege, foi escolhido Empreendedor do Ano 2015, na categoria Executivo Sustentável, em premiação realizada pela Ernst & Young.
Sobre a Malwee
Com mais de 47 anos de existência e 10 mil funcionários, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil e realiza a gestão das marcas: Malwee, Malwee Brasileirinhos, Carinhoso, Puket, Scene, Enfim, Wee!, Malwee Liberta, Zig Zig Zaa e Mercatto. Destaca-se pelo pioneirismo e notória atuação no campo da sustentabilidade, incorporando tecnologias e processos inovadores que vão do reaproveitamento de garrafas PET como matéria-prima, ao reuso de até 200 milhões de litros de água por ano no processo produtivo. A empresa conta com 40 mil pontos de vendas multimarca e mais de 350 lojas monomarca.