Dengue

Jaraguá confirma primeiro caso de chikungunya

3 MAR 2016 • POR • 15h49

Outros quatro casos suspeitos ainda estão em investigação no município.

Pelo menos 40 pessoas foram diagnosticas com suspeita de dengue no município em 2016. Destes, sete casos foram confirmados, 25 deram negativos e sete aguardam resultado de exames, sendo quatro suspeitos de dengue e chikungunya e três somente para a dengue. Conforme a Vigilância Epidemiológica de Jaraguá, todos os casos foram contraídos fora do Estado.

Em relação aos demais municípios da microrregião, conforme boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica do Estado, na última terça-feira (1º), até o dia 27 de fevereiro, apenas Guaramirim e Schroeder confirmaram casos de dengue. Foram dois em Schroeder e um em Guaramirim, todos contraídos fora dos municípios.

Ainda conforme o relatório da Dive, pelo menos seis casos suspeitos de febre chikungunya estão em investigação na região. São quatro em Jaraguá, um em Guaramirim e um em Massaranduba.

Diante do aumento no número de casos confirmados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, vale reforçar as medidas para evitar a proliferação do mosquito.

Mantenha a caixa-d'água fechada;

Tampe tonéis e barris d'água;

Encha de areia até a borda os pratos das plantas;

Coloque no lixo todo objeto não utilizado e que possa acumular água (tampinhas plásticas, garrafas, pneus);

Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

Mantenha as calhas limpas;

Não deixe água acumulada sobre a laje;

Piscinas devem ser tratadas com cloro.