Hospital e Maternidade Jaraguá

Hospital e Maternidade Jaraguá recebe residentes

2 MAR 2016 • POR • 12h16

É que, hoje, eles foram recepcionados no Hospital e Maternidade Jaraguá para dar início à residência, importante momento da carreira, no qual eles escolhem uma especialidade profissional a seguir.

Entre os residentes recebidos pelo HMJ quatro escolheram o programa de ginecologia e obstetrícia e outros dois o de pediatria. Conforme o  cirurgião cardíaco Thales Cantelle Baggio, vice-coordenador da Coreme (Comissão de Residência Médica), como hospital de ensino, a responsabilidade vai muito além de apenas receber os profissionais e acompanhá-los ao longo desse período. "Estamos ajudando a formar especialistas e a especialidade é um estilo de vida que dita as escolhas que fazemos", destaca.

A trajetória dos futuros ginecologistas e obstetras inclui três anos de residência no HMJ. Já os médicos que optaram pela pediatria permanecem na unidade ao longo de dois anos. Entre eles está a portuguesa radicada no Brasil, Letícia Negreiros Alcântara. "Moro em Curitiba e pela proximidade com Jaraguá do Sul decidi conhecer o hospital antes de me inscrever. Fiquei surpresa com a estrutura e organização oferecida", comenta.

Junto com Letícia, o programa de pediatria recebeu também a médica Ana Paula Longo Viana, de Brasília. Na ginecologia e obstetrícia, o grupo é formado por dois peruanos, uma brasiliense e outra médica de Criciúma.

No ano passado, o HMJ também foi escolhido por cinco profissionais para a residência médica. Ela é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa funciona em instituições de saúde de todo o Brasil, exige credenciamento na Comissão Nacional de Residência Médica e conta com a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.