Temporal

Jaraguá registrou mais de 80mm de chuva no sábado

22 FEV 2016 • POR • 10h59

Na manhã desta segunda-feira o diretor da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Leocádio Neves e Silva, participou ao vivo do Jornal da Jaraguá, e deu detalhes das consequências do temporal que atingiu o município no sábado (20).

De acordo com o diretor, em três horas choveu mais de 80 mm, ou seja, 1/3 do previsto para todo o mês de fevereiro. Jaraguá do Sul foi o quarto município de Santa Catarina que registrou o maior volume de chuva, ficando atrás apenas de cidades do Vale do Itajaí. Ainda segundo ele, o temporal atingiu a área central da cidade, e bairros próximos, como Vila Lenzi, Nova Brasília, Czerniewicz e Estrada Nova.

A Defesa Civil fez atendimento de 10 ocorrências, sendo a maioria delas referente a alagamentos. Houve também a queda parcial de muro em uma residência no Czerniewicz e também um deslizamento de terra no bairro Vila Lenzi, porém, não houve danos materiais.

Questionado sobre a estrutura atual das bocas de lobo, o diretor afirmou que esse é um problema histórico, devido a antiguidade das ruas e dos sistemas. Devido ao crescimento do município, houve uma redução da capacidade de absorção do solo, e essas bocas de lobo são insuficientes.

Além disso, também pontuou sobre o assoreamento natural dos rios, que contribuem na redução da escoação da água da chuva. Mas devido a isso, a secretaria de obras tem feito um trabalho de limpeza nessas bocas de lobo, porém, não há uma previsão de quanto tempo o serviço possa ser feito em todo o município.