entulhos

Galhos deixados em calçadas geram reclamações em Guaramirim

11 FEV 2016 • POR • 18h38

Conforme os moradores, no mês de janeiro uma equipe da Celesc podou diversas árvores em vários bairros da cidade, porém, os entulhos ainda permanecem nas calçadas. A população quer saber de quem é a responsabilidade pelo recolhimento.

A nossa reportagem entrou em contato com a Gerência Regional da Celesc e conforme Luiz Melro, há um acordo entre a estatal e os municípios, de que os entulhos devem ser recolhidos por algum setor da Prefeitura.

Melro ressaltou ainda, que não é obrigação da Celesc fazer a poda das árvores, mas sim, da Prefeitura. No entanto, em alguns casos, quando a rede de energia elétrica pode ser prejudicada, a estatal se obriga a fazer.

A Secretaria de Obras de Guaramirim confirmou a responsabilidade, mas afirmou não ter sido comunicada de que a Celesc faria o serviço naquela data. Normalmente, a equipe da Secretaria faz o recolhimento no momento da poda, isso para não acumular lixo nas calçadas e para aproveitar o maquinário já usado pela estatal.

Ainda de acordo com a Secretaria, outro fato que dificulta o trabalho, é que alguns moradores se aproveitaram da situação para jogar mais entulhos, o que aumentou a quantidade de material. A secretaria de Obras de Guaramirim afirmou que o recolhimento dos entulhos já está no cronograma de atividades, mas que não há previsão para finalizar o serviço, uma vez que há outras prioridades.