Aedes aegypti

Epidemiologia diz que mulher de Schroeder contraiu dengue no Paraguai

11 FEV 2016 • POR • 14h11

Porém, o setor de epidemiologia do município, afirma que houve um erro de digitação e que o caso confirmado na cidade, foi de uma mulher que viajou para a Paraguai alguns dias antes de iniciarem os sintomas. Em entrevista à Rádio Jaraguá a técnica em enfermagem que atua no setor de epidemiologia de Schroeder, Lucia Kersten Bruhmuller deu mais detalhes sobre o fato.[jwplayer mediaid="258311"]

Ainda conforme Lúcia, o município não registra focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, desde dezembro de 2014.   [jwplayer mediaid="258312"]

Até o momento, Schroeder já notificou cinco casos suspeitos da doença, sendo que dois foram descartados, um foi confirmado e outros dois estão em investigação. Nos demais municípios da microrregião, conforme a Gerência Regional, apenas Jaraguá registrou casos confirmados da doença, foram quatro até o momento.

Em relação aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Febre Chicungunya e vírus Zika, apenas Jaraguá e Guaramirim localizaram, sendo três em cada município.

A Secretaria de Estado da Saúde organiza para o próximo sábado (13) um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, em várias cidades catarinenses. Na região, conforme a Gerência Regional de Saúde, os municípios não devem aderir a ação, uma vez que, cada Prefeitura já organiza medidas para combater o mosquito. Jaraguá e Corupá, por exemplo, devem intensificar as ações, especialmente nos postos de saúde, distribuindo folderes educativos e orientando a população. Em Schroeder, as ações de combate ao mosquito serão centralizadas. Iniciando pelo bairro Schroeder I. No dia 19 haverá mutirão de orientação e no dia 27 vistorias e recolhimento de lixo. Conforme o setor de epidemiologia, as ações acontecerão em todos os bairros com datas a serem definidas.