SAMAE

Presídio Regional de Jaraguá terá rede de abastecimento de água ampliado

22 JAN 2016 • POR • 14h30

Segundo promotor responsável, Henrique da Rosa Ziesemer, o problema de abastecimento aumentou com a utilização da ala nova e a chegada de novos detentos.

Acionado pelo Ministério Público, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto do município apresentou no final da semana passada um relatório em que aponta a deficiência da rede e um cronograma para as melhorias. Ela foi construída para 250 apenados consumirem água, mas hoje são cerca de 450 detentos.

Já o diretor do presídio, Cleverson Drechsler, afirma que a falta d’água ocorre somente no verão. O problema ocorre apenas pela rede ser antiga e não pela quantidade de detentos.

Segundo o presidente do Samae, Ademir Izidoro, o problema de falta d’água da unidade prisional é antigo. Para suprir a demanda, caminhões pipas são enviados para o presídio quando solicitado. No entanto, afirma que a instituição de segurança não solicitou aumento da rede.

No cronograma apresentado, o prazo para finalizar a melhoria é julho e será necessário realizar o orçamento e a licitação para iniciar a obra. Já está previsto a troca de 500 metros de tubulação, que tem 32 centímetros de diâmetro para tubos de 85 centímetros de diâmetro. O que proporcionará um vasão de 180 metros cúbicos de água por segundo.

Jotha Santos