Femusc

FEMUSC: Quinteto de Schubert e ópera completa nesta quinta-feira

21 JAN 2016 • POR • 16h00

A programação da quinta-feira (21) do Festival de Música de Santa Catarina - FEMUSC reúne obras de autores como Schubert, Villa-Lobos e Bizet nas sete séries noturnas do festival, na Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul - SCAR. Além disso, a programação continua se espalhando por Jaraguá do Sul e chegando até Timbó. O festival segue até sábado, 30 de janeiro.

Na série Grandes Concertos (às 20h30, no Grande Teatro), destaque para o “Quarteto de Cordas no. 14”, de Franz Schubert, conhecido como “A Morte e a Donzela”. Originalmente composta para quatro músicos, será interpretada no FEMUSC conforme sugerido pelo autor Gustav Mahler, com a inclusão de um contrabaixo. Trata-se de uma oportunidade de assistir a professores como Leon Spierer, Simon Bernardini e Craig Mumm executando uma das obras de câmara mais ricas de Schubert, composta em 1824, quando o autor já se aproximava de sua morte por sífilis. Há também uma amostra da ópera “Carmen”, de Georges Bizet: a mezzo-soprano Juliana Taino interpreta as árias “Habanera” e “Seguidilla” – a execução completa de “Carmen” será na sexta-feira, 29. O programa desta quinta inclui também “Suite Buenos Aires para Violão e Quarteto de Cordas”, de Maximo Pujol, e “Quinteto de Sopros”, do brasileiro Osvaldo Lacerda.

Pela primeira vez, a série Recitais de Canto Lírico contará com a interpretação de um título completo: “Dido e Enéias”, de Henry Purcell. A obra foi apresentada pela primeira vez em Londres, em 1688, e é um exemplar do movimento renascentista de resgate das histórias épicas da Grécia Antiga e do Império Romano, pré-Mozart. A história é baseada no quarto livro de “Eneida”, de Vigílio, que retrata o amor de Dido, rainha de Cartago, por Enéias de Troia, e sua consequente morte após ser abandonada. A obra será interpretada por alunos de Canto Lírico (12 personagens) e dos programas Avançados de cordas (camerata com 13 componentes) na Sala de Exposições da SCAR, às 18h, com previsão de duração de uma hora.

Na série Momento Springmann, o público acompanhará uma das cinco execuções previstas no festival da “Bachiana Brasileira no.5”, de Heitor Villa-Lobos, com soprano acompanhada por um octeto de violoncelos. Merecem registro também o primeiro movimento do “Quarteto de Cordas No.19 em Dó Maior K.465”, de Mozart, o “Trio para Cordas”, de Schubert, e o “Trio para Oboé, Clarinete e Piano”, de Edouard Destenay. A série será no Pequeno Teatro da SCAR, às 19h. Completam a programação na SCAR as séries Piano Masters (sala 201, às 18h), Violão Plus (Piano Bar, às 19h), Musicalmente Falando (com Alex Klein, antes da série Grandes Concertos) e Recitais de Câmara (Pequeno Teatro, às 20h30).

Concertos sociais e FEMUSC em Timbó

Os concertos pela cidade de Jaraguá do Sul também seguem nessa quinta-feira, a começar pela série FEMUSC nos Hospitais, às 9h, no Hospital São José. Ao meio-dia, o Jaraguá do Sul Park Shopping recebe a série FEMUSC no Shopping. Às 13h, tem Concerto do Femusckinho e Femusc Jovem no Colégio Evangélico Jaraguá. Às 15h, é a vez do Lar das Flores receber os músicos. Também às 15h, os alunos do Femusc voltam ao Hospital São José.

Às 20h, é a vez de Timbó receber o Femusc. Serão apresentadas a ária “Oratório”, da ode “Alexander’s Feast”, de Georg Friedrich Händel, com piano e barítono-baixo, e as peças “Der Hirt auf dem Felsem” e “Wohin?”, de Schubert. As apresentações serão no Museu da Música de Timbó, na Rua Edmundo Bell, s/n, Rodovia SC-477, km 5, bairro Dona Clara.

Fonte: Assessoria Femusc