Greve

Empresa de Guaramirim se compromete a pagar salários até o dia 29

21 JAN 2016 • POR • 09h52

A informação é do Sindicato dos Vestuaristas de Jaraguá do Sul e Região, após várias horas de negociação, nesta semana. Os trabalhadores paralisaram as atividades no dia 19, devido à falta de pagamento do 13º salário, dos salários de dezembro de 2015 e das férias. A empresa também não depositou o FGTS dos seus 63 trabalhadores, nem pagou as verbas rescisórias dos demitidos nos últimos meses. Com o apoio e orientação do STIVestuário, 23 trabalhadores do primeiro turno permaneceram durante toda a manhã na frente do portão principal de acesso ao parque fabril da empresa, localizada no km 51 da BR-280, no bairro Avaí, à espera de uma resposta positiva por parte dos patrões. Por volta das 9h, a direção reuniu-se com o presidente do sindicato, Gildo Alves, e os assessores jurídicos, mas não fez qualquer proposta de acordo que pusesse fim ao movimento.

No dia 18, a empresa, que havia depositado apenas parcialmente o 13º salário, pagou aos trabalhadores somente R$ 50,00 referentes aos salários de dezembro de 2015. Os patrões informaram apenas que "a empresa vai pagar os trabalhadores da maneira que conseguir" e que "até o dia 29 de janeiro" deve liquidar a folha de pagamento referente a dezembro do ano passado. Alguns trabalhadores demitidos já procuraram o Ministério do Trabalho.

No fim do ano passado, a assessoria jurídica do STIVestuário já havia conseguido liminar contra a empresa, na Justiça do Trabalho, devido ao parcelamento dos salários referentes a outubro, em quatro vezes, o não pagamento do 13º salário e não depósito do FGTS. Além disso, os advogados do Sindicato pedem que a justiça conceda o dano moral coletivo, "devido à aflição, ao constrangimento e ao abalo moral sofrido pelos trabalhadores por não poderem honrar seus compromissos mensais".

Rogério Tallini