Aedes aegypti

Caso de chikungunya de Jaraguá é o primeiro do estado

21 JAN 2016 • POR • 10h05

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do município, a doença foi diagnostica em uma mulher 27 anos que mora no México e teria contraído a chikungunya naquele País, tendo feito o exame em Jaraguá do Sul durante visita a familiares em dezembro do ano passado. O resultado do exame foi divulgado esta semana e comprovou que a mulher também estava com dengue. Este caso de chikungunya registrado no município é o primeiro registrado também em Santa Catarina.

Em 2015, foram confirmados 13 casos de dengue na cidade, todos em pessoas que contraíram a doença ao viajarem e retornarem de cidades em que há incidência comprovada da doença. Ao todo, são 13 casos suspeitos neste ano, sendo um caso confirmado. Também foram registrados este ano dois focos do mosquito da dengue em armadilhas espalhadas pela cidade.

Segundo a enfermeira e supervisora da Vigilância Epidemiológica, Marinei Ostetto, Jaraguá do Sul nunca teve caso de dengue contraída na cidade, todos confirmados até o ano passado e começo deste ano ocorreram fora do município, durante viagem dos infectados. A Secretaria da Saúde possui um serviço de Ouvidoria em que a população pode tirar dúvidas sobre a dengue e outras doenças. O contato é o 0800-642-0136.

Rogério Tallini