Rede Estadual de Ensino

Diretores eleitos na Regional de Jaraguá do Sul

1 DEZ 2015 • POR • 10h42

O processo eleitoral aconteceu na quinta-feira, 26, e sexta-feira, 27. O autor do Plano mais votado assume a direção da escola no dia 4 de janeiro de 2016.

Na Regional de Jaraguá do Sul são 30 unidades escolares e em apenas quatro delas havia mais de um candidato. Foram 35 proponentes. Nas unidades com candidato único para ser aprovado precisaria ao menos de 50% +1 (cinquenta por cento mais um) dos votos válidos apurados. Apenas na escola Heleodoro Borges a proponente não foi eleita por não alcançar a maioria dos votos.

Segundo a gerente de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Lorita Zanotti Karsten, a Comissão de Gestão Escolar irá divulgar até o dia 10 de dezembro os números oficiais de votos e porcentagem de cada candidato por unidade.

Para participar da seleção, os profissionais da educação que atuam nas escolas e interessados em ser diretor tiveram um ano de trabalho intenso na área de gestão. O primeiro passo foi fazer um curso de Gestão Escolar e, posteriormente, elaborar o seu próprio Plano, com as ações e os trabalhos propostos para os próximos quatro anos na unidade escolar.

Os projetos inscritos passaram pela análise da comissão regional, que observou, principalmente, se o plano atende aos requisitos obrigatórios expostos em decreto. Na sequência, os planos foram avaliados pelo grupo de consultores selecionados pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) para receber sugestões e recomendações de aprimoramento, caso necessário. A partir daí iniciou-se o processo de defesa pública direcionando, assim, a última e decisiva etapa: a votação.